Fligê traz a Mucugê conversas literárias com Arnaldo Antunes, Itamar Vieira Júnior e Bianca Ramoneda e Maria João Amado

Programação literária explora as relações entre Literatura e Música, tema da Fligê 2023. Lançamentos de livros, mesas de conversas e encontros aproximam escritores e público

Foto: José de Holanda 

Por Fligê


A Feira Literária de Mucugê será realizada entre os dias 16 a 20 de Agosto, com uma programação extensa de mesas literárias, lançamentos de livros, projetos pedagógicos e shows.

Entre os destaques da programação estão a Conversa Literária “Verbos, fólios e sons” com o cantor, compositor e poeta Arnaldo Antunes e mediação da escritora, jornalista e atriz Bianca Ramoneda. Realizada na noite de lançamento da Fligê, no dia 17 de agosto, às 21h, a conversa abre as discussões sobre as aproximações da Literatura e da Música.

Sucesso de público e de crítica, o escritor baiano Itamar Vieira Júnior volta a Fligê para uma programação especial de encontros e conversas, além do lançamento e sessão de autógrafos de seu novo livro, Salvar o Fogo. Itamar participa da Mesa Literária Arar letra, salvar terra e corpo, com a atriz Gal Pereira, diretora artística e de dança do espetáculo “Jarê Cantado”, no dia 20 de agosto, às 14h.

Os dois compartilham as influências do Jarê em suas obras em um bate-papo com mediação da pela professora e pesquisadora em estudos étnicos e africanos, Jamile Borges. Religião de matriz africana com influência dos povos originários, conhecido como “candomblé dos caboclos" , o Jarê é presença forte em Torto Arado, livro de Itamar ambientado na Chapada Diamantina.

Itamar Vieira Júnior também participa da mesa Cosmovisões rítmicas da terra, evento com a artista, ativista e professora Glicéria Tupinambá e Jamile Borges, para o lançamento de Salvar o Fogo, no dia 19 de agosto, sábado, às 16h. No final, os autores recebem o público para uma Sessão de Autógrafos.

Mesas literárias ampliam conexões entre Literatura e Música

Durante a Fligê, uma série de mesas literárias irão explorar as intersecções entre as duas expressões artísticas que são o tema da Fligê 2023. Abrimos as conversas com a Mesa Literária Música e Literatura no território da Chapada Diamantina, na sexta-feira, às 8h30, com a participação de Francisco Lima Costa Teixeira, Luiz Afonso Costa, Sérgio Siqueira Santos e mediação de Mira Silva. Em sequência, às 14h, a mesa Literatura, Linguagem e Música traz Eduardo Ledo, Carla Ghirello-Pires e Fah Baia.


A mesa Música e poesia na independência do Brasil na Bahia, com Franklin Martins, Patrícia Valim e mediação de Josemar Pinzoh será realizada no sábado, às 8h30, e faz parte das comemorações dos 200 anos de Independência da Bahia. Os convidados falam sobre suas pesquisas históricas sobre as expressões artísticas do período e os heróis e heroínas da Independência.


Maria João Amado, neta de Jorge Amado, participa da mesa Canções amadas na obra de Jorge Amado, com a cantora e compositora Guida Moira e mediação de Rosana Patrício, no domingo, às 8h30. Uma mesa potente e singular para falar dos versos e das canções em Jorge Amado.

Comentários


Instagram

Facebook