Mega Rádio: 10 anos em constante inovação e construção

A Mega Rádio continua se estruturando e acompanhando as mudanças que acontecem no campo da comunicação. São 10 anos apostando em conteúdos de qualidade através dos seus programas e do jornalismo.
  • Por Fábio Agra
  • Atualizado: 30/11/-0001, 00:00h

Há 10 anos chegava a Vitória da Conquista um veículo de comunicação inovador e ousado em sua estrutura e proposta. Ser uma rádio web para além de um computador e uma mesa de som, mas com programas de entretenimento e um setor de jornalismo, era algo quase inimaginável quando a inquietude da internet se movimentava ainda em direção aos blogs e o início da força das redes sociais. Programas em rádios só se pensava ainda se fossem através de ondas.  

A Mega se estruturava para fazer possível que uma rádio, transmitida apenas pela internet, sem um dial, pudesse ter uma programação com radialistas, jornalistas e outras pessoas amantes da comunicação de massa. Entre os idealizadores do projeto, ao lado de Mário Borim, Marcos Primo, Bettu Buzina e Kleber Gusmão, o experiente radialista Maciel Jr., uma das principais vozes do rádio de Vitória da Conquista, apostou na inovação e entendia que o rádio poderia ser feito também por outros sinais.  

“Há 10 anos, estávamos desbravando o mundo da internet. Uma estrutura de uma rádio comercial, mas pela internet. Na época, algo inimaginável. Amplo estúdio para os programas, um outro estúdio de gravação independente, sala de jornalismo, sala de reuniões, um espaço privilegiado. Uma equipe mesclando experiência com novos talentos surgindo na web rádio. Na época, equipe completa de jornalismo e vários programas trazendo uma nova linguagem no rádio. Mega Rádio um sonho realizado de amigos que colocaram em prática um jeito diferente de fazer rádio, só que na web”. 

Maciel Jr. com a sanfona à mão ao lado de convidados do programa Happy Hour. Foto: Mega Rádio

Maciel Jr., com o programa Happy Hour, foi uma sensação durante quase 10 anos em que esteve conectado ao público através do estúdio da Mega Rádio. Regado também a cervejas e outras bebidas nos finais de tarde de sexta-feira, o programa colocava em prática um verdadeiro happy hour. Podemos citar também outros programas, como o Caravana 68, Evandro Correia Convida, Buteco512, Uma dose para o meu dia, a Revista Gambiarra, Pudor Nenhum, Clube das cinco, Programa Legal, Cidade Esportes. Havia também as noites comandadas pelos Djs Fabinho, Tony, David e Trindade. Todos esses programas e outros tantos deram sequência aquele que abriu o sinal e fez a primeira transmissão da Mega Rádio, o Redação Mega, apresentado então pelo radialista Deusdete Dias e que foi ao ar no dia 12 de setembro de 2013.  

Alguns programas já não fazem mais parte da grade, mas outros chegaram e continuam também desbravando muito bem a Mega Rádio, como o Enlivre-se, Agenda com Cláudia Cardoso, Arrocha Brasil e o Mega Conversa. Outros já estão agendados para entrar em breve na programação ainda nesse mês de setembro, fazendo parte da nova forma de a Mega Rádio chegar até sua audiência. 

Em 10 anos, não somente os programas passaram por mudanças. A própria identidade da Mega também teve alteração. Até 2015, toda a programação era transmitida pelo site megaradio.fm (ainda se usava a sigla fm, embora a rádio fosse web). Naquele ano, houve a primeira grande mudança na Mega Rádio. Deixou de ser megaradio.fm para adotar o nome Mega Rádio VCA. O domínio do site para acessar toda a programação da Mega passou a ser então com o final .com.br  

A partir dali outros projetos vieram para agregar o potencial da Mega Rádio. Foi criada a Revista Mega. Com edição mensal, foi uma parceria entre a Mega Rádio e a Revista Gambiarra. Foram cinco edições bem produzidas e com boas matérias, artigos de opinião e charges. 

Em seguida, um novo projeto surgiu e ganhou fôlego. A publicidade através de outdoors tinha agora novas placas com a Mega Door, em parceria com a JM. Referência no meio outdoor na Bahia por gerar o maior impacto com a melhor cobertura, suas placas estão localizadas nos melhores pontos de Vitória da Conquista e região e distribuídas de forma estratégica para que seus clientes possam obter um resultado efetivo na comunicação. 

Além desses produtos que foram desenvolvidos ao longo dos últimos 10 anos, a Mega Rádio ainda encontra um campo de possibilidades para a comunicação através da internet. Desta forma, o que havia há 10 anos parecia muito incipiente se formos pensar nas mudanças que ocorreram de lá para cá. Por isso, nesse aniversário de 10 anos, a Mega Rádio preparou mais novidades. Um novo site, com cara de portal, foi criado para agregar as novas formas de comunicação, como podcasts, algo que se popularizou nos últimos anos, e as transmissões por streaming em vídeo.  

A Mega Rádio continua se estruturando e acompanhando as mudanças que acontecem no campo da comunicação. São 10 anos apostando em conteúdos de qualidade através dos seus programas e do jornalismo.  

Comentários


Instagram

Facebook