Caravana de Direitos dos Povos de Terreiro chega a Vitória da Conquista nesta sexta

  • Da Mega
  • Atualizado: 26/10/2023, 09:17h

Povos de terreiros do Sudoeste da Bahia estarão em Vitória da Conquista nesta sexta-feira para a Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro. O evento acontece no Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara, das 7h30 às 17h.

As atividades envolvem ciclo de formação com painéis temáticos e debates.

A programação do evento tem início com uma mesa institucional e segue com os painéis temáticos ‘Povos de terreiro e o acesso a direitos’ e ‘Direito a rituais fúnebres, a oferenda em locais públicos e ao abate religioso’.

No turno vespertino, entra em pauta o ‘Combate ao racismo estrutural e institucional na educação e na saúde’, com foco nos impactos da discriminação racial na saúde dos povos de terreiro e no cumprimento da Lei nº 10.639/03, que determina o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.

O encerramento acontece com o debate ‘Intolerância e Racismo Religioso, como denunciar?’.

A Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia foi lançada no mês de setembro, em Cachoeira, e, de acordo com o Governo do Estado, a expectativa é alcançar todos os territórios de identidade do estado até o próximo ano.

Segundo, a Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab), atualmente, existem quatro mil terreiros registrados na Bahia.

A iniciativa da Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro é da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e da Defensoria Pública do Estado (DPE).

Cartaz do evento

Comentários


Instagram

Facebook