Caminhada dá início às comemorações do Dia Nacional das Tradições Africanas e do Candomblé em Vitória da Conquista

Foto: Danilo Souza
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 22/03/2024, 08:48h

Na tarde desta quinta-feira (21), foi realizada em Vitória da Conquista uma caminhada em comemoração ao Dia Nacional das Tradições Africanas e do Candomblé. A caminhada teve como ponto de partida a Praça Barão do Rio Branco. Um grupo de pessoas que faz parte das religiões de matriz africana andou pelo centro da cidade tocando instrumentos de percussão.

A comemoração do Dia Nacional das Tradições Africanas e do Candomblé é uma data ainda recente e foi proposta por meio de uma lei do deputado Vicentinho (PT) e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento que oficializou as comemorações está no Diário Oficial da União (DOU) desde 6 de março de 2023 e conta com as assinaturas da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Leia também: Celebrações do Dia da Consciência Negra tomam a Praça 9 de Novembro

O vereador Alexandre Xandó (PT), que participou da organização do encontro, comentou para a equipe de reportagem da Mega Rádio sobre as comemorações e as tradições africanas no Brasil, um país que tem sua história entrelaçada com o continente Africano.

“A gente já tinha o dia da bíblia, dia dos santos católicos, mas ainda não tinha no calendário nacional um dia específico do chamado ‘povo de santo’, que são os praticantes do Candomblé, Umbanda, Quimbanda e as demais religiões de matriz africana. Aqui em Conquista é o segundo ano que acontece essa atividade, organizada pela rede Caminho dos Búzios, que é uma associação dos terreiros de Vitória da Conquista, e teve como objetivo justamente demonstrar a existência das religiões de matriz africana em Conquista. Muita gente não sabe, mas aqui em Conquista a gente tem aproximadamente 200 terreiros, terreiros inclusive que já foram tombados como um patrimônio cultural de Vitória da Conquista”.

Mais duas atividades estão programadas para as comemorações do Dia Nacional das Tradições Africanas e do Candomblé. No sábado (23), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, a partir das 8h30, ocorerrão oficinas temáticas. Já no domingo, acontecerá o II Encontro de Povos de Axé, na Casa Memorial Régis Pacheco.

Comentários


Instagram

Facebook