Através de parceria público-privada, Prefeitura dá início a coleta de sangue e telemedicina para pacientes com suspeita de dengue

Foto: Reprodução/PMVC
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 09/04/2024, 04:05h

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio de uma parceria público-privada, deu início ao projeto “Todos contra a dengue” nesta segunda-feira (8). A Universidade Federal da Bahia (UFBA), os hospitais São Vicente, Samur e Unimec, o Labo e o Cicatriclin fazem parte da parceria com a Prefeitura.

Com o projeto, os pacientes que estejam com suspeita de dengue e que são atendidos nas unidades de saúde Morada dos Pássaros, Nova Cidade, Solange Hortélio e João Melo Filho poderão realizar coletas sanguíneas para exames e consultas de telemedicina.

Serão feitas um total de 100 coletas por dia, sendo 25 para cada uma das quatro unidades de saúde. O processo deve ser feito exclusivamente por uma técnica de enfermagem.

Como funciona a escolha dos pacientes e o processo para a coleta 

De acordo com a Prefeitura, o serviço de coleta sanguínea estará disponível nas quatro unidades de saúde diariamente, das 14h às 17h. O médico que estiver atendendo dentro deste horário vai classificar quais são os pacientes elegíveis para a coleta, com base na consulta realizada. Após ser classificado para a coleta, o paciente é encaminhado para cadastro no sistema de laboratório e telemedicina. O processo de coleta acontece no campus da UFBA, onde a coletadora realizará o procedimento e encaminhará a amostra para análise de laboratório.

Essas amostras serão enviadas para o LABO, responsável pelas análises e por informar o resultado aos pacientes. O contato pode ser feito por telefone ou por mensagem através do Whatsapp, onde serão enviadas as orientações necessárias para cada caso ou, se necessário, uma nova prescrição médica.

O secretário de Saúde do município, Vinícius de Brito Rodrigues, durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (9), comentou a respeito da parceria neste momento de crise que Vitória da Conquista enfrenta por conta da dengue.

“É um momento em que a sociedade está toda preocupada e com os olhos voltados para a dengue, para as ações que o município vem fazendo e todos estão vendo o esforço que a secretaria de Saúde está impelindo no combate à dengue e às consequências da dengue. Quando a gente une forças com empresas que estão preocupadas com a nossa população, a gente fica muito mais feliz e se sente ainda muito mais forte em saber que a gente tem uma sociedade que está preocupada com a população”, disse o secretário.

Ainda em seu pronunciamento, o secretário afirmou, também, que o projeto é bancado pelas empresas de iniciativa privada com a intenção de auxiliar a rede pública de saúde, visando diminuir os casos de filas e até mesmo de superlotação, por exemplo.

“É um projeto que é basicamente bancado por essas empresas de iniciativa privada, que estão atendendo um público do SUS para ajudar a desafogar a rede. Então, quanto mais empresas quiserem fazer parte para gente ampliar o ‘Todos contra dengue’ serão bem-vindos. Existe um núcleo que coordena o projeto e que pode cuidar dessa ampliação para que a gente possa atender ainda melhor a nossa população”, completou.

Casos de dengue em Vitória da Conquista seguem aumentando

Divulgado nesta segunda-feira (8) pela Prefeitura, o boletim epidemiológico referente a 1 de janeiro até a primeira semana do mês de abril mostrou que Vitória da Conquista já registrou aproximadamente 20 mil casos suspeitos de dengue, além de um pouco mais de 6 mil casos já confirmados. Até o momento, sete mortes foram registradas por dengue no município, enquanto outras 16 estão em investigação pela Câmara Técnica de Óbito do Estado.

Reprodução: PMVC

Comentários


Instagram

Facebook