Carros fumacê iniciam pulverização de inseticida em cerca de 40 bairros e loteamentos de Vitória da Conquista

Divulgação: PMVC
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 28/02/2024, 01:21h

Dez carros fumacê começaram o processo de pulverização, em Vitória da Conquista, nesta terça-feira (27), para combater o mosquito que causa arboviroses, como dengue, chikungunya e zika. O processo de pulverização de inseticida de ultra baixo volume (UBV) foi iniciado em cerca de 40 bairros e loteamentos da cidade, onde foram registrados um maior número de notificações.

Bairros e loteamentos onde o carro fumacê está transitando
Divulgação: PMVC

A Prefeitura recomenda aos moradores a deixar portas e janelas abertas durante a passagem dos carros fumacê para aumentar o alcance e a eficácia do inseticida, que é inofensivo para seres humanos e age somente contra insetos adultos com asas.

Serão realizados cinco ciclos de trabalho em cada um dos bairros até o dia 13 de março, com um intervalo de três dias entre eles. Esses ciclos acontecerão das 5h às 7h30 e das 16h30 às 20h. Durante as ações, os carros fumacê terão autorização para transitar pelas ruas por ambas as vias (mão e contramão) com o pisca alerta ligado e com velocidade de 15 quilômetros por hora. A operação é executada integralmente por equipes da Sesab.

Aproximadamente, 2500 hectares, o que equivale a metade da cidade, segundo a Prefeitura, serão alcançados pelo fumacê, abrangendo mais de 110 mil imóveis. É estimado que cerca de 1670 litros de inseticida serão utilizados durante as pulverizações.

Apesar dos carros fumacê estarem transitando, a Prefeitura reforça que cada cidadão continue fazendo a sua parte realizando pequenas ações de combate, como a verificação de quintais para evitar o acúmulo de água parada e evitar o descarte incorreto de lixo nas vias públicas.

Leia mais: Boletim epidemiológico da secretaria de Saúde aponta aumento de mais de 600% casos notificados por dengue e duas mortes suspeitas

Comentários


Instagram

Facebook