No mês da mulher, Prefeitura dá início à campanha de prevenção do câncer de colo do útero

  • Danilo Souza
  • Atualizado: 06/03/2024, 12:04h

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove ações de prevenção do câncer de colo do útero por meio da campanha “Março Lilás”, que acontece em todo território nacional. É estimado que até o ano de 2025, 17 mil mulheres possam ser diagnosticadas com a doença, segundo estatística publicada pela Agência Brasil.

Nas unidades de saúde do município acontecerão serviços para as mulheres, como exames citopatológicos, que possibilita a identificação de lesões sugestivas de câncer, e a vacinação contra a HPV para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos de idade.

Para ter acesso ao exame preventivo, as mulheres devem procurar a unidade de saúde de referência, onde serão atendidas por uma equipe que fará a avaliação clínica e a coleta de amostra muco cervical.

O exame pode identificar alterações celulares, levando as pacientes a iniciar o tratamento e evitar com que as alterações evoluam para o câncer. Com a campanha em território nacional, o Ministério da Saúde também pretende fazer com que os diagnósticos da doença diminuam.

Divulgação: PMVC

Comentários


Instagram

Facebook