Começa nesta segunda-feira Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Vitória da Conquista

  • Da Mega
  • Atualizado: 18/03/2024, 09:40h

As unidades de saúde de Vitória da Conquista iniciam nesta segunda-feira (18) a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no município.

Segundo a Prefeitura, a vacina estará disponível nas unidades de saúde do município, das 8h às 12h e das 14h às 16h30, exceto nas unidades que estão atendendo no modelo sentinela (USFs Nova Cidade, João Melo, Solange Hortélio e Morada dos Pássaros), onde o atendimento está sendo prioritário para os pacientes com sintomas suspeitos de dengue e síndromes gripais, por conta do período emergencial.

Nesta segunda-feira, a Prefeitura promove também uma ação extra de vacinação no Centro Cultural Glauber Rocha, das 9h às 16h.

A Prefeitura informa que para se vacinar, é necessário apresentar o documento com CPF, pois neste ano a vacinação passa a ser nominal, o que vai demandar um pouco mais de tempo para o lançamento das informações do sistema nacional de imunização. Além disso, é preciso ter em mãos o cartão de vacina e a comprovação da condição de saúde ou vínculo trabalhista, para categorias profissionais.

As crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.

Esse ano a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi antecipada pelo Ministério da Saúde, em virtude do aumento da circulação de vírus respiratórios. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas no país.

A Campanha de Vacinação segue até o dia 31 de maio, tendo o dia D de mobilização nacional em 13 de abril.

Em Vitória da Conquista, ainda de acordo com a Prefeitura, a meta é alcançar a cobertura vacinal de 90% do público-alvo, estimado em 119.748 pessoas, até o fim da campanha.

Podem se vacinar nas unidades durante a campanha:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

Pessoas com 60 anos ou mais;

Trabalhadores da Saúde;

Gestantes e puérperas;

Professores dos ensinos básico e superior;

Povos indígenas;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

Trabalhadores portuários

Funcionários do sistema de privação de liberdade

Comentários


Instagram

Facebook