Com a janela partidária aberta, cinco vereadores já deixaram seus partidos e vão concorrer às eleições municipais por outras siglas

  • Edilaine Rocha
  • Atualizado: 19/03/2024, 09:46h

 

Nelson de Vivi, Luís Carlos Dudé, Edvaldo Jr. e Edjaime Rosa (Bibia)
Montagem: Mega Rádio

Com a janela partidária aberta desde 5 de março, cinco vereadores de Vitória da Conquista já deixaram seus partidos e vão concorrer às eleições municipais por outras siglas. Três deles já têm nova sigla partidária, dois ainda estão analisando para qual partido seguir.

Até o momento, os vereadores Edivaldo Jr., Luís Carlos Dudé e Nelson de Vivi já escolheram suas siglas. Expulsos do MDB, o vereador Edjaime Rosa, conhecido como Bibia, deve mudar de partido, mas ainda não sabe o destino. Essa é a mesma situação de Adnilson Pereira. 

O vereador Edvaldo Jr. em exclusiva à Mega, anunciou sua transição do PRD (antigo PTB) para o PSDB na última quarta-feira (14) e explicou as motivações de uma saída tranquila, segundo ele.

Na realidade eu ainda não troquei, mas já estou, vamos dizer assim, de malas prontas para o PSDB. É um partido que eu tenho muita simpatia, é um partido que é composto por amigos e o presidente do PSDB em Vitória da Conquista é um amigo, é um querido, que é Adriano Mendes. Temos uma relação especial também com o presidente estadual do PSDB, que é o nosso deputado estadual Thiago Corrêa.

No mês passado os vereadores do MDB Adinilson Pereira, Luís Carlos Dudé e Edjaime Rosa de Carvalho (Bibia) foram expulsos pela comissão de ética do partido, que entendeu que eles não estavam de acordo com as orientações e posições políticas da legenda de Vitória da Conquista, pois não apoiavam sua colega de sigla, a pré-candidata à Prefeitura, Lúcia Rocha.

Em entrevista à Mega os vereadores Luís Carlos Dudé e Edjaime Rosa (Bibia) disseram quais são os planos de agora para frente com a janela partidária já aberta.

O vereador Luís Carlos Dudé falou sobre sua situação de expulsão da sigla, alegando que o partido tomou essa decisão por questões de discordâncias partidárias, onde ele tem declarado apoio à prefeita Sheila Lemos, o que gerou discordância com decisões e planos do partido.

Eu permaneci em um projeto que nós iniciamos em 2016 e a cidade de Vitória da Conquista compreendeu que devia dar continuidade em 2022, no mesmo ano à pré-candidatura de ACM Neto, que nós tivemos um posicionamento firme de apoio junto à reeleição da prefeita Sheila. E o MDB da Bahia entendeu que essa não seria a forma correta, uma vez que o MDB tem uma aliança com o PT a nível nacional e também a de estado”.

O vereador ainda pontuou sua posição sobre a exoneração da sigla. Disse que recebeu de forma branda, usando uma analogia como exemplo a sua postura e ainda completou que não “baixaria o nível”, pois o mais importante é o bem-estar da cidade.

“Eles optaram por nos expulsar do partido, que eu entendo com muita naturalidade. Você só pode ir a uma festa se você tem convite e você só pode permanecer nela se os donos da festa quiserem que você permaneça. Então isso é muito natural. Encarei, assim, com muita naturalidade e não tenho nenhum tipo de queixa a fazer e não vou aqui de maneira nenhuma baixar o nível do diálogo e da conversa. Eu sou francamente democrático. Quem quiser baixar o nível que baixe. Mas o meu nível será sempre elevado para o bem da cidade de Vitória da Conquista”.

O vereador completou dizendo qual seu destino daqui para frente e deixou claro qual sigla irá representar nas eleições de 2024.

“E nós vamos decidir o meu caminho, que é com a União Brasil, por entender que é o melhor partido do Brasil na atualidade, para que possa dar continuidade sobretudo em Vitória da Conquista com aquilo que Vitória da Conquista vem fazendo e transformando a vida das pessoas”.

O vereador Edjaime Rosa (Bibia) em entrevista à Mega falou sobre ser um vereador sem partido e ainda citou a sua expectativa de disputar as eleições deste ano por outra sigla.

“Estudar, apoiar a sigla partidária que a gente pode se filiar para disputar uma eleição, o qual hoje eu sou vereador sem partido, como está ali no painel. Não sou mais da sigla partidária do PMDB, do Movimento Democrático Brasileiro, mas eu tenho muita expectativa de disputar a eleição em outra sigla partidária”.

Quando questionado se já tinha alguma sigla definida, o vereador disse que não e que também não tinha nenhuma preferência e que agora era momento de estudar novos caminhos e partidos para se filiar.

“Eu não sei se eu vou ficar no União Brasil, se eu vou ficar no PSDB, se eu vou ficar no PL, se eu vou ficar no PDT. Ainda não tenho essa decisão. Eu tô tomando (a decisão) entre o grupo que cuida da minha campanha, entre a minha família, os meus eleitores, eles é que vão destinar o meu destino e em qual partido que eu vou filiar para disputar uma pré-candidatura e uma reeleição”, completou Bibia.

O vereador Nelson de Vivi, que estava no União Brasil, também aproveitou a janela partidária aberta para mudar de partido. Nessa sexta-feira (15) ele se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), segundo o blog do Redação.

A reportagem da Mega tentou falar com o vereador Adnilson, mas até o momento não conseguimos ter um retorno.

A janela partidária fica aberta até 7 de abril, período em que os vereadores ainda podem mudar de partido sem perder o mandato.

Comentários


Instagram

Facebook