Unidades de saúde de Vitória da Conquista irão dedicar atendimento exclusivo durante a tarde para pacientes com suspeita de dengue

Unidade de Saúde Regis Pacheco. Foto: PMVC
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 25/03/2024, 03:38h

A partir desta segunda-feira (25), todas as unidades de saúde de Vitória da Conquista irão dedicar atendimento exclusivo durante o período da tarde para pacientes que estejam com suspeita de dengue. As pessoas que sentirem os sintomas da doença devem se dirigir até a unidade de saúde, das 14h às 17h, para serem atendidas. A medida vale até 19 de abril, podendo ser estendida a depender do número de casos de dengue no município, informou a Prefeitura de Vitória da Conquista.

Os atendimentos tradicionais das unidades de saúde serão remanejados para a parte da manhã. Já pela tarde, a prioridade será para pacientes que possuam alguma condição especial ou que façam parte do grupo de risco, como gestantes.

Esta é a segunda medida feita em março para combater a doença. No dia 15, oito unidades de saúde da cidade começaram a realizar atendimentos em horários estendidos com o objetivo de ofertar mais serviços básicos à população do município, segundo a Prefeitura.

As Unidades de Saúde da Família Solange Hortélio, Nova Cidade, Morada dos Pássaros e João Melo Filho, que estão atuando no modelo sentinela, atendem de segunda a sexta, das 14h às 22h, em caráter emergencial até o dia 19 de abril, aos pacientes com sintomas de dengue ou síndromes gripais.

Já as Unidades de Saúde Régis Pacheco, Dr. Admário Santos, Panorama e Conveima, além de funcionar normalmente durante o dia, também irão funcionar das 17h às 22h para atendimento ao público, de segunda a sexta, em caráter permanente. Aos sábados, o atendimento será das 8h às 22h, até o fim de março.

Divulgação: PMVC

A Prefeitura recomenda ir até a unidade de saúde assim que os sintomas começarem a aparecer. Entre eles, estão febre (geralmente acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal estar e cansaço. É recomendado, também, reforçar a hidratação e evitar a automedicação com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno e Nimesulida, por exemplo.

A secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, comentou em um vídeo publicado no site da Sesab a respeito dos números de casos na região Sudoeste, especificamente em Vitória da Conquista, e solicitou ao município que tomasse medidas de combate à dengue, como a ampliação dos horários de atendimento das unidades de saúde.

"A região Sudoeste foi a região mais afetada aqui no estado da Bahia, especificamente o município de Vitória da Conquista. Nós temos registrados hoje mais de 10 mil casos prováveis e três óbitos registrados. Eu liguei para o secretário municipal de Vitória da Conquista, alertei sobre a sobrecarga da UPA, a Unidade de Pronto Atendimento, gerida pelo Governo do Estado, e da quantidade de pacientes que estavam buscando a nossa unidade. De pronto, emitimos um ofício e solicitamos a imediata abertura das Unidades Básicas de Saúde em horário diferenciado para que possa acolher a população nos casos de primeiros sintomas para que esses pacientes não agravem e não tenham a necessidade de procurar um hospital"

Comentários


Instagram

Facebook