Vitória da Conquista é a cidade com maior número de casos de Dengue no estado da Bahia

A Sesab confirmou oficialmente a quarta morte causada pela doença no município de Vitória da Conquista nesta terça-feira (26)
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 28/03/2024, 10:56h

De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Vitória da Conquista é o município onde foram registrados mais casos de dengue no estado da Bahia até o momento. A cidade aparece em primeiro lugar, com 11.627 casos suspeitos, registrando quase três vezes mais casos que o segundo lugar, que é Salvador, com 4.962 casos suspeitos.

Em atualização do boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Vitória da Conquista nesta terça-feira (26), referente ao período entre 1 de janeiro e 25 de março de 2024, o número aparece ainda maior. De acordo com a Prefeitura, já são 12.503 casos notificados por suspeita de dengue, sendo 4.039 confirmados, três óbitos confirmados e outros 11 óbitos que estão em investigação. No entanto, hoje, já após a publicação desse boletim, a Sesab confirmou oficialmente a quarta morte causada pela doença no município de Vitória da Conquista

Divulgação: PMVC

O Governo Municipal tem tomado uma série de medidas nos últimos meses, como a volta dos carros fumacê às ruasem parceria com o Governo do Estado, a atuação de quatro unidades de saúde do município (Solange Hortélio, Nova Cidade, Morada dos Pássaros e João Melo Filho) no modelo sentinela e a extensão do horário de outras quatro (Régis Pacheco, Dr. Admário Santos, Panorama e Conveima) de maneira permanente para atender pacientes com sintomas de dengue, além de que todas as unidades de saúde de Vitória da Conquista irão dedicar atendimento exclusivo durante o período da tarde para pacientes que estejam com suspeita de dengue. As pessoas que sentirem os sintomas da doença devem se dirigir até a unidade de saúde, das 14h às 17h, para serem atendidas.

Leia também: Unidades de saúde de Vitória da Conquista irão dedicar atendimento exclusivo durante a tarde para pacientes com suspeita de dengue

A dengue possui sintomas como febre (geralmente acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal estar e cansaço. Caso sinta um ou mais sintomas ao mesmo tempo, é recomendado ir até uma das unidades de saúde do município assim que possível. É recomendado, também, reforçar a hidratação e evitar a automedicação com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno e Nimesulida, por exemplo.

Comentários


Instagram

Facebook