Volume de serviços na Bahia cresceu 2,4% em maio

O crescimento de 2,4% na Bahia foi acima da média nacional (0,9%)

Do Governo do Estado/Foto: Rafael Martins/GOVBA


Em maio, o volume de serviços na Bahia, na comparação com abril, cresceu 2,4%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O indicador acumula 7,8% de expansão nos cinco primeiros meses do ano. Na comparação com maio de 2022 também houve crescimento, de 9,7%. E nos últimos 12 meses, o aumento registrado é de 5,6%.

Já a receita nominal de serviços cresceu 0,6%, em maio, acumulando 11,1% de incremento nos cinco primeiros meses do ano. Em relação a maio de 2022, expandiu 8,2%. O indicador acumulado dos últimos 12 meses aumentou 12,4%.

O crescimento de 2,4% na Bahia foi acima da média nacional (0,9%). O estado recuperou toda a perda contabilizada em abril (-1,8%) e ainda acumulou ganho de 5,6% entre janeiro e maio. Esse resultado é confirmado pela melhora da confiança empresarial do setor de serviços, devido ao aumento da procura pelas atividades que compõe esse setor, incentivado ainda pelo início dos preparativos das festas juninas.

Vale destacar, na análise mensal (comparação com o mesmo mês do ano anterior), o grande avanço de 9,7% no volume de serviços na Bahia. Esse é o melhor resultado desde abril do ano passado (15,7%). Todas as cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços de informação e comunicação (24,8%), que contabilizou a variação mais expressiva, atividade de vem crescendo no após a pandemia, que favoreceu incremento do trabalho e reuniões virtuais. Em seguida, destacam-se Outros serviços (8,1%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (7,3%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (6,1%) e Serviços prestados às famílias (6,0%).

Volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 5,1% em maio

Em maio de 2023, o índice de atividades turísticas no Brasil subiu 4,0% ante o mês imediatamente anterior, segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 4,7%. Regionalmente, onze dos 12 locais pesquisados apresentaram variação positiva, com destaque para: Espírito Santo (11,8%), Pernambuco (5,2%), Bahia (5,1%) e Rio de Janeiro (3,8%). Em sentido oposto, Ceará (-0,6%) assinalou o único recuo em termos regionais.

Em relação à receita nominal, cinco das 12 unidades acompanharam o movimento de expansão verificado na atividade turística nacional (0,6%). Destaque, em termos de variações mais expressivas, para Distrito Federal (3,3%), Paraná (3,0%), Espírito Santo (2,8%) e Minas Gerais (2,5%). Em sentido oposto, Rio de Janeiro (-1,7%), Ceará (-1,5%) e Bahia (-1,1%) registraram os principais recuos.

Comentários


Instagram

Facebook