Sede do governo da Bahia é transferida para Cachoeira em comemoração ao Bicentenário do 2 de Julho

Há 200 anos, Cachoeira foi palco da luta da independência da Bahia

Da Mega/Imagem: Joá Souza/GOVBA


A cidade de Cachoeira, no recôncavo, passou a ser nesse domingo (25) a sede do Governo da Bahia. A cerimônia que marca o início das celebrações do Bicentenário da Independência da Bahia em 2 de Julho ocorreu na Praça da Aclamação, ao lado Câmara de Vereadores de Cachoeira, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

Durante as comemorações que marcam simbolicamente a transferência da sede do governo do Estado para o município do recôncavo, houve também o hasteamento de bandeiras, apresentação da Filarmônica Lyra Ceciliana Cachoeirana e da Filarmônica 25 de Junho e a Celebração do Te Deum, na Igreja da Ordem Primeira, ato religioso em memória aos que lutaram pela independência, além de outras celebrações.

Há 200 anos, Cachoeira foi palco da luta da independência da Bahia, quando ocorreram os confrontos contra o exército português que resistia à independência do Brasil. Nomes como Maria Quitéria e da freira Joana Angélica, além das importantes figuras do Caboclo e da Cabocla, povos Tupinambás e escravos libertos, são aclamados pela luta contra os portugueses.

Em fala durante a cerimônia em Cachoeira, o governador Jerônimo Rodrigues disse que “os livros não contam tudo o que realmente aconteceu. Os indígenas, os negros, os trabalhadores e as mulheres que estiveram à frente das batalhas não entram nos relatos. Foram muitas as ações pela saída dos portugueses, em todos os cantos do país, mas o berço da reação foi aqui”.

Durante o período de comemoração à Independência da Bahia, o governo passa a despachar de Cachoeira, que se torna a capital provisória do Estado. 

Comentários


Instagram

Facebook