Eleições 2022: Lula e Alckmin devem anunciar chapa presidencial em meados de abril
Foto: REUTERS/Sergio Moraes (BRAZIL)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin devem anunciar a chapa presencial em meados de abril. A informação é da Natuza Nery, comentarista de política e economia da GloboNews.
Segundo a coluna da jornalista, o ex-tucano deve assinar sua ficha de filiação ao PSB no fim deste mês.
Por conta dos posicionamentos do ex-governador de São Paulo, integrantes mais à esquerda do Partido dos Trabalhadores ainda não apoiam a escolha de Alckmin para ser vice de Lula.
Pesquisa mais recente
A pesquisa Ipespe, encomendada pela XP Inc., mostrou que o ex-presidente Lula segue na liderança das intenções de voto para a eleição presidencial. O petista tem 43% e se manteve estável, enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 28%, com variação positiva de 2 pontos, dentro da margem de erro.
Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 7, 8 e 9 de março, antes do anúncio do aumento do preço dos combustíveis, feito pela Petrobras. Após a notícia, Bolsonaro tentou afastar a relação entre ele e os novos valores.
Todos os outros candidatos mantiveram estabilidade e o nome de Eduardo Leite (PSDB) apareceu entre as opções, mesmo que tenha perdido as prévias e ainda esteja no PSDB, que deve ter João Doria (PSDB) como candidato.
Veja como fica o cenário de intenções de voto na pesquisa estimulada, isto é, quando os nomes são apresentados:
-
Lula: 43%
-
Jair Bolsonaro: 28%
-
Ciro Gomes: 8%
-
Sergio Moro: 8%
-
João Doria: 3%
-
Simone Tebet: 1%
-
Eduardo Leite: 1%
-
André Janones: 1%
-
Banco/Nulo/Não sabe: 7%
-
Não respondeu: 2%
A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03573/2022. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
O índice de confiança é de 95,5% (o que significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas o resultado ficaria dentro da margem de erro).
Segundo turno
Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista tem ampla vantagem. Contra Moro, Leite e Doria, Lula também venceria. Veja os cenários:
-
Lula 53% x 33% Bolsonaro
-
Lula 51% x 30% Moro
-
Lula 55% x 17% Eduardo Leite
-
Lula 53% x 18% João Doria
-
Lula 50% x 25% Ciro Gomes
Yahoo