Governo Bolsonaro descarta retomar horário de verão neste ano

O horário de verão vigorou no Brasil desde 1985

Medida foi abolida pelo presidente em 2019; Ministério de Minas e Energia diz que não há tempo para um estudo que calcule a economia com sua eventual retomada.

O Ministério das Minas e Energia descartou a volta do horário de verão em 2022, informa a Folha. Segundo o jornal, a pasta avalia que não há tempo  para um estudo abrangente que calcule a economia gerada pela medida.

O horário de verão vigorou no Brasil desde 1985 até ser abolido por um decreto de Jair Bolsonaro em 2019, o primeiro ano de seu governo.

Na época, o governo justificou a decisão alegando que a economia de energia elétrica proporcionada pela medida foi considerada praticamente nula no verão de 2017 a 2018, em um levantamento realizado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema).

“Agora, para descartar a volta da medida, o ministério afirma que são necessárias novas metodologias para correlacionar as mudanças no comportamento do consumidor com a alteração no perfil das fontes de geração de energia no Brasil. A pasta pretende realizar uma nova rodada de estudos em 2023”, escreve o jornal paulistano.

Comentários


Instagram

Facebook