Após derrota, família Bolsonaro reduz mais de 90% posts nas redes sociais
Foto: TSE/Divulgação
Conhecidos pelo uso massivo das redes sociais como principal meio para se comunicar com seus eleitores, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus três filhos políticos —Flávio, Carlos e Eduardo— reduziram em mais de 90% a frequência de postagens nas plataformas digitais desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, no último dia 30.
A média de publicações por dia, no Facebook, é 14 vezes menor que a registrada durante a campanha eleitoral, O levantamento feito pelo O Globo aponta uma média de apenas duas postagens por dia, com base na plataforma de monitoramento de redes da Meta CrowdTangle.
Os dados consideram apenas o Facebook, e apontam uma redução de 92,3% na comparação dos períodos pré e pós eleição. Nos cinco dias seguintes ao segundo turno, o clã fez apenas nove postagens no Facebook, se considerados os perfis de Bolsonaro e dos filhos, o que significa uma média de menos de duas publicações por dia. Entre 4 de agosto e o domingo do segundo turno, os perfis do atual presidente e dos filhos fizeram, em média, 26 postagens por dia somados.
Durante, a campanha a conta de Flávio foi a mais ativa, com média de dez publicações diárias, seguida de Jair Bolsonaro, que somou oito postagens por dia. Do total de publicações após o segundo turno, quatro são de Flávio, três de Eduardo e duas de Jair. Estrategista da campanha digital do pai, Carlos, por sua vez, não usou o Facebook e as demais plataformas desde a vitória de Lula.