COP 27: Lula propõe criação da Aliança Mundial para Segurança Alimentar e fala sobre aquecimento global
Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert
Durante sua participação na COP27, nesta quarta-feira (16), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), propôs a criação da ‘Aliança Mundial pela Segurança Alimentar’, com o intuito de acabar com a fome, simultaneamente reduzindo questões relacionadas à desigualdade no cenário global.
“Este é um desafio que se impõe a nós brasileiros e aos demais países produtores de alimentos. Por isso, estamos propondo uma Aliança Mundial pela Segurança Alimentar, pelo fim da fome e pela redução das desigualdades, com total responsabilidade climática.”
Além disso, Lula aproveitou o momento para discursar sobre a importância do combate ao desmatamento e controlar as mudanças climáticas, enfatizando que o acordo de cooperação entre o Brasil, a Indonésia - responsável por sediar a reunião deste ano da COP27 - e o Congo, será fortalecido durante sua gestão, em 2023.
O acordo é ligado diretamente à preservação do bioma dos três países, que, como o próprio presidente eleito citou em seu discurso “juntos, [...] detêm 52% das florestas tropicais primárias remanescentes no planeta.”