Com a aproximação das convenções partidárias, quatro pré-candidaturas seguem mantidas para a disputa à Prefeitura de Conquista

Sheila Lemos, Waldenor Pereira, Lúcia Rocha e Marcos Adriano. Imagem/Mega Rádio
  • Danilo Souza
  • Atualizado: 01/07/2024, 01:00h

A partir de 20 de julho até 5 de agosto, os partidos devem definir os nomes que irão disputar as eleições municipais. Em Vitória da Conquista, alguns nomes que comporão as chapas foram antecipadas pelos partidos e coligações. Quatro pré-candidaturas aparecem na disputa, sendo três nomes já com definição também de vice. Apenas uma pré-candidatura ainda não tem uma chapa completa.

O primeiro turno das eleições municipais acontece em 6 de outubro. Já o segundo turno, para cidades com mais de 200 mil eleitores, como Vitória da Conquista, a eleição será em 27 de outubro. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

A Mega Rádio traz a composição das pré-candidaturas definidas até o momento, mesmo que entre os dias 20 de julho e 5 de agosto possa haver qualquer alteração. A apresentação segue por ordem alfabética do nome da pré-candidata ou pré-candidato à Prefeitura.

Lúcia Rocha e Marcus Vinícius

A vereadora e agora pré-candidata à prefeita, Lúcia Rocha (MDB), compôs sua chapa com o delegado e também vereador Marcus Vinícius (Podemos).

Atuando na política do município há mais de trinta anos, Lúcia Rocha é Presidente de Honra do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Vitória da Conquista e também primeira suplente de Deputada Estadual pelo partido. É comerciante e estudou no Colégio João Gustavo, Paulo VI e no Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED).

Em entrevista para a Mega Rádio, em 16 de maio, quando oficializou a sua pré-candidatura, Lúcia afirmou que seus projetos serão em prol da cidade e que ela trabalhará pelo povo. "Estamos trabalhando em prol de toda a nossa cidade. Meus projetos são os projetos do povo de Vitória da Conquista e nós estamos trabalhando para o povo, para os mais necessitados", comentou a vereadora.

O seu pré-candidato a vice, o delegado Marcus Vinícius, é formado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e pós-graduado em Ciências Criminais, além de também já ter atuado como professor universitário na disciplina de Direito Penal e realizado palestras nas áreas jurídica e de segurança pública.

Marcos Adriano

O único pré-candidato até o momento que não informou quem será vice em sua corrida eleitoral, o advogado Marcos Adriano (Avante) anunciou sua pré-candidatura em 8 de junho em um evento na Casa Rafiki. Estiveram presentes apoiadores do candidato e também pré-candidatos a vereador pelo partido, além do presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto.

Em seu discurso, o pré-candidato a prefeito destacou a necessidade de renovação e mudança na gestão municipal, comprometendo-se com uma administração transparente, eficiente e voltada para os anseios da população. “Vitória da Conquista merece uma gestão que coloque as pessoas em primeiro lugar”, afirmou.

A Mega Rádio entrou em contato com Marcos Adriano para saber quando quem poderá compor a sua chapa e por que ainda não anunciado. "Não tem razão específica nenhuma não. Vice é uma construção no período das convenções que inicia no próximo mês a partir do dia 20. Essa eleição os pré-candidatos resolveram antecipar", contou.

Marcos Adriano é formado em Direito e atua como procurador de municípios, além de ser especialista em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Gestão Pública e Direito Eleitoral.

Sheila Lemos e Aloísio Alan

A atual prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, concorre pelo União Brasil. Em 10 de junho, em um evento em um hotel na Avenida Brumado, a prefeita anunciou ao lado de correligionários o pré-candidato a vice em sua chapa, o médico Aloísio Alan, do Partido Republicanos.

Sheila Lemos chegou ao cargo de prefeita após se eleger como vice de Herzem Gusmão (MDB) nas eleições de 2020. Com a morte de Herzem Gusmão em março de 2021, Sheila Lemos tenta agora liderar uma coalizão que não conta justamente mais com o partido do ex-prefeito, o MDB. Sheila Lemos atuou como assessora parlamentar na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista e em 2017 foi eleita presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Já o Aloísio Alan, que ressaltou ser conservador durante o anúncio como vice de Sheila, é ortopedista e possui graduação em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas, Especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital São Rafael e Especialização em Cirurgia de Ombro e Artroscopia pelo Hospital Ortopédico de Belo Horizonte.

Waldenor Pereira e Luciana Silva

O deputado federal e pré-candidato a prefeito, Waldenor Pereira (PT), oficializou a ex-presidente da OAB de Vitória da Conquista, Dra. Luciana Silva, como a vice da sua chapa em 7 de junho. Juntos estão compondo a Federação da Esperança, que reúne também o PCdoB e PV.

Antes de se tornar deputado federal, Waldenor atuou como economista e chegou a ser reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) durante dois mandatos, entre fevereiro de 2003 e dezembro de 2010. Waldenor também possui diploma de Estudos Avançados (DEA) pela Universidade Complutense de Madrid, na Espanha.

Eleita a primeira mulher presidente da OAB de Vitória da Conquista, em 2021, Luciana Santos Silva formou-se em Direito em 2001. Atua desde 2004 como diretora da União de Mulheres de Vitória da Conquista e foi advogada do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (que faz parte da Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência na cidade), no ano da sua fundação, em 2006. É professora no curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e também já lecionou na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e na Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), além de ser autora de um livro infantil, a obra “Minha Avó Boca de Tramela”.

Comentários


Instagram

Facebook