Professor da UFBA de Vitória da Conquista participa de pesquisa sobre fósseis de um tigre-dentes-de-sabre encontrados no Espírito Santo
Os fósseis descobertos. Foto: Mário Dantas
O paleontólogo Mário Dantas, que também é professor na Universidade Federal da Bahia (UFBA) de Vitória da Conquista, participou neste mês de uma pesquisa sobre a descoberta de fósseis de um tigre-dentes-de-sabre, que foram encontrados em um sítio arqueológico na cidade de Castelo, no estado do Espírito Santo.
Além de Mário, outros pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) também estão participando das análises das descobertas. Dantas destacou que já se sabia que os tigres-dentes-de-sabre viviam no continente americano antes de sua extinção, contudo, esta é a primeira vez que os fósseis foram encontrados no estado do Espírito Santo.
Entretanto, fósseis do animal pré-histórico já foram encontrados em outras regiões do Brasil, inclusive a Bahia, além de Brasília, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Sergipe e Minas Gerais, estado onde os fósseis foram encontrados pela primeira vez, em 1839, segundo informações do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Também foram localizados restos de outras espécies de animais pré-históricos, como preguiças-gigantes e um toxodonte, um animal semelhante a um rinoceronte, porém sem chifres.