Grupamento da Ronda Escolar atua na segurança de 50 escolas do município

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Cristóvão Lemos

Certificada recentemente pela prefeitura, o Grupamento da Ronda Escolar (GRE), que faz parte das competências específicas da Guarda Municipal como preconizado pela Lei Federal nº 13.022/2014, vem atuando diariamente na segurança nas escolas e creches do município, protegendo não somente o patrimônio público das instalações, mas também a comunidade escolar. Ao todo, 50 escolas e creches da zona urbana e rural são atendidas pelo grupamento.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Cristóvão Lemos, o grupamento foi criado diante da necessidade e demanda pós-pandemia. “A gente observou que estava acontecendo várias ocorrências nas escolas, principalmente com envolvimentos em brigas e violências”, afirmou.

A ronda escolar, coordenada pelo comandante Uberlei Ribeiro, que também é professor, recebe as demandas e chamados das coordenações escolares. Além do serviço de proteção preventiva, o serviço também atua em ações de frentes educativas no enfrentamento à violência, bullying e ao uso de drogas na comunidade escolar, fazendo palestras educativas dentro das salas de aula.

Comandante Lemos

Desde o mês de março, o trabalho foi iniciado com o mapeamento das escolas do município e 38 agentes passaram por formação para atuar nesse serviço. “Fizemos uma seleção entre nossos guardas com maior aptidão, a maioria deles tem formação na área de educação, e nós tivemos que trocar o pneu com o carro em movimento. Eles estavam em formação, mas já começaram a trabalhar nas escolas”, complementou o comandante.

Trabalho de mãos dadas com as escolas

Na manhã desta terça-feira (6), o grupamento foi até a Escola Municipalizada Alaor Coutinho para realizar uma palestra educativa com os alunos, diante de uma situação apresentada pela coordenação da unidade escolar. O secretário da Ronda Escolar, GM Araújo, esclareceu aos alunos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as implicações da ocorrência de atos infracionais e as consequências da prática do bullying.

A diretora da escola, Rackeliny Marques, afirmou que a presença da Guarda tem sido um apoio muito importante e necessário na rotina da escola, que possui 700 alunos matriculados, do 6º ano ao EJA. “Eles entram para aconselhar os alunos, com palestra, com a presença deles aqui dentro da escola, porque nós temos problemas na unidade escolar, desde o cyberbullying até alguns episódios de agressividade verbal e física. Todas as vezes que solicitamos a ronda escolar, ela estava de prontidão”, ressaltou ela.

Segundo o GM Araújo, as rondas são feitas diariamente com o apoio de duas viaturas que circulam durante o dia, das 17h às 23h, e uma que realiza a ronda noturna, das 18h às 00h. São feitas análises das escolas que apresentam mais problemas e as viaturas vão até o local, principalmente no horário da entrada e saída dos alunos.

O trabalho desenvolvido pelos agentes da Ronda Escolar tem sido muito bem recebido por toda a comunidade. “Estamos recebendo muitos elogios dos diretores e professores, e dos pais dos alunos também, pois são feitas reuniões com os pais explicando e orientando para evitar esse tipo de ocorrência”, finalizou o comandante Lemos.

Comentários


Instagram

Facebook