CONQUISTA: queda significativa em transmissão, óbitos e internamentos por Covid-19 é registrado na cidade
Foto: Divulgação/PMVC
A cidade de Vitória da Conquista tem registrado uma queda significativa nos números de novos casos, óbitos e internações relacionadas à Covid-19. A taxa de transmissão do vírus, por exemplo, caiu de 1,33%, em julho, para 0,6% no início de setembro.
Da mesma forma em julho, foram registrados 3.243 novos casos de Covid-19 no município, enquanto durante todo o mês de agosto esse número chegou a 1.284. Isso representa uma queda de cerca de 60% no número de novos casos de um mês para o outro.
Até o dia 19 de setembro, são 457 novos registros da doença. Nesse mesmo período do mês de agosto, a SMS contabilizou 889 novos casos. Ou seja, neste mês, Vitória da Conquista apresentou uma redução de quase metade de novas notificações da doença, em relação ao mês passado.
O número de mortes em decorrência de complicações da Covid-19 também vem caindo. Em julho, foram sete óbitos; em agosto, dois óbitos; e em setembro, felizmente, Vitória da Conquista não perdeu nenhum morador para a doença.
Os registros de pacientes internados em hospitais públicos e particulares do município igualmente têm seguido a tendência de queda. O mês de julho acabou com 74 pacientes em tratamento, sendo 40 de Vitória da Conquista e 34 de outros municípios.
Já o mês de agosto encerrou com 43 pacientes internados (21 conquistenses e 22 de outras localidades). Até o dia 19 de setembro, 27 pacientes estavam hospitalizados (13 de Vitória da Conquista e 14 de outros municípios).
A redução dos índices está associada à efetiva rotina de vacinação contra a Covid-19, que já abrange crianças a partir de três anos de idade, e em alguns grupos avançou para a aplicação da quinta dose. Somando-se a isso, outras medidas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) têm contribuído de forma efetiva para a prevenção e controle da Covid-19.
“Mantemos o uso da máscara em locais de saúde, continuamos com call center para avaliação de pacientes, junto com o médico na telemedicina para orientação desses pacientes, e a gente mantém também a questão do teste da Covid em nosso município”, afirmou a secretária gestora da SMS, Ramona Cerqueira.