Correios lança selo em homenagem à flora brasileira

O décimo quarto lançamento filatélico de 2022 destaca toda a relevância e beleza das plantas capazes de acumular água no caule, nas folhas ou até nas raízes

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil


Os Correios lançou, nesta quinta-feira (22), o selo especial da Série Mercosul: Fauna e Flora - Suculentas. O décimo quarto lançamento filatélico de 2022 destaca toda a relevância e beleza das plantas capazes de acumular água no caule, nas folhas ou até nas raízes.  

Suculência é uma característica altamente associada a resiliência. Por isso, ela está tão presente em plantas que habitam regiões áridas do globo, porque a falta de água é o maior fator que impede a sobrevivência de uma planta.

Este incrível mecanismo permite que no Brasil sejam encontradas suculentas habitando desde os rochedos no Rio Grande Sul até a floresta amazônica.  

Estima-se que existam mais de 12 mil espécies de suculentas distribuídas principalmente no sul e leste da África, na Cordilheira dos Andes, no Brasil, no México e desertos da América do Norte.

Entretanto, estas plantas ocorrem apenas em lugares muito restritos, o que torna a maior parte das suculentas muito suscetíveis a perda de habitat e as mudanças climáticas e, como consequência, muitas estão ameaçadas de extinção.  

Se por um lado o aquecimento global afeta a sobrevivência de diversas suculentas em seus ambientes naturais, por outro estas plantas representam o futuro da agricultura.

Assim como a cana-de-açúcar, essas plantas têm a capacidade de acumular muitos açúcares que podem ser convertidos em biocombustíveis, com o diferencial de utilizarem até 80% menos água que as culturas tradicionais.  

Sobre os selos - A emissão traz 4 selos de suculentas, das espécies Quiabo-da-lapa (Uebelmannia pectinifera), Mandacaru (Cereus jamacaru), Planta-pedra (Lithops lesliei) e Sisal (Agave sisalana), retratadas em belas fotografias, onde é possível ver a beleza das cores, texturas e formatos da flora brasileira.  

Comentários


Instagram

Facebook