Novos servidores da Educação recebem treinamento para identificar casos de violência contra crianças e adolescentes

O objetivo é que esses novos servidores estejam preparados caso uma criança os procure para relatar alguma situação de vulnerabilidade

Os profissionais convocados pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) participaram da formação preliminar da escuta protegida, nos dias 06, 07 e 11 de outubro. Os encontros aconteceram no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente. Divididos em cinco turmas, aproximadamente 300 profissionais receberam treinamento. O objetivo é que esses novos servidores estejam preparados caso uma criança os procure para relatar alguma situação de vulnerabilidade.

A coordenadora do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência nas Escolas e articuladora do Selo Unicef, Polímnia Cassimiro, destacou a qualidade dos debates e o interesse demonstrado pelos profissionais para garantir a proteção de crianças e adolescentes na escola contra situações de violência.

Ela acrescentou que as escolas vão receber profissionais capacitados para compreender e identificar sinais de violências que porventura as crianças apresentem e vão saber como lidar nas situações em que sejam feitas revelações, ou em que se suspeite de situações de violência cometidas contra as crianças da rede municipal de educação.

O secretário Edgard Larry reforçou que essa é uma iniciativa a ser realizada com todos os novos servidores convocados e que futuramente todos os profissionais que já atuam na Smed também estarão participando do mesmo treinamento. “O nosso objetivo é estarmos atentos ao compromisso assumido, pois o cuidado e a proteção para com os alunos do município é uma das prioridades do Governo para Pessoas, razão pela qual compreendemos que toda a rede de Educação deve estar apta a identificar e lidar com os casos de violência contra crianças e adolescentes matriculadas em nossas escolas”, afirmou.

Comentários


Instagram

Facebook