CIDADE: Chuva em Vitória da Conquista chega a 11,02 milímetros até 14 horas. Inmet emite alerta de perigo

Segundo o órgão, a expectativa é que chova na região mencionada entre 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia

Os cinco pluviômetros monitorados pela Defesa Civil Municipal registraram uma média de 11,02 milímetros de chuva até 14 horas de hoje (24). O ponto com mais precipitação foi o do Estádio Lomanto Júnior, que chegou a 13,56 mm nas últimas 12 horas.

No centro da cidade a chuva chegou a bairro 11,99 mm, segundo maior volume, seguido pelo bairro Patagônia, com 10,81 mm, Bruno Barcelar, 10,23 mm e Recreio, com 8,46 mm.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira, alerta de perigo de acumulado de chuva em 151 municípios da Bahia, Minas Gerais e Espírito, incluindo Vitória da Conquista. O aviso é válido até as 10 horas de amanhã (25).

Segundo o órgão, a expectativa é que chova na região mencionada entre 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, com riscos de alagamentos e deslizamentos de encostas.

O Inmet orienta alguns cuidados, como evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.

Em caso de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, o cidadão deve acionar a Defesa Civil Municipal por meio do número 199.

E Defesa Civil Municipal orienta ainda:

– Se o nível de água da sua casa estiver subindo, dirija-se com sua família para um lugar seguro;
– Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contrair doenças, como hepatite e leptospirose;
– Não usar equipamentos elétricos ou que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
– Em caso de febre, vômito, diarreia ou dores de cabeça ou no corpo, após o contato com a água, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Comentários


Instagram

Facebook