Canais bolsonaristas despencam no Telegram após derrota nas eleições

O estudo foi feito pelos pesquisadores Letícia Cesarino, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leonardo Nascimento e Paulo Fonseca, da Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR


O volume de conteúdo bolsonarista compartilhado no Telegram colapsou. Além da queda brusca na circulação de artigos, houve um apagão em massa de publicações. 

A circulação de links únicos dos sites Terra Brasil Notícias, Aliados Brasil Oficial, Pleno News e Jornal da Cidade Online teve uma queda brusca desde 28 de outubro, data do pleito. 

O estudo foi feito pelos pesquisadores Letícia Cesarino, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leonardo Nascimento e Paulo Fonseca, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A análise foi feita ambientes de desinformação com foco no Telegram e monitorou mais de 500 grupos e canais de extrema-direita no aplicativo. Campeão em popularidade, o Terra Brasil Notícias viu o volume de compartilhamento diário de seu conteúdo cair de um pico de 4 mil no período eleitoral para 796 no começo de dezembro.

O total de compartilhamentos, que foi de 17,8 mil em julho, passou para 14,9 mil em agosto, 15,3 mil em setembro e atingiu o auge de 18,2 mil em outubro. Em novembro, teve 8,8 mil (queda de 51,6%). O movimento foi acompanhado de forma geral por outros sites bolsonaristas. 

Metro1

Comentários


Instagram

Facebook