Procon Municipal visita lojas para verificar preço e segurança de produtos natalinos

Para Jéssica de Oliveira, 26 anos, auxiliar de líder numa indústria de costura, a ação do Procon é necessária

Natal chegando e o desejo de presentear familiares e amigos impulsiona as vendas neste período do ano. Para garantir uma compra segura para os consumidores que fazem suas compras em Vitória da Conquista, desde a primeira semana de dezembro, o Procon Municipal está fiscalizando lojas que comercializam brinquedos, artigos natalinos, eletrônicos e portáteis.

Durante a abordagem, o fiscal verifica, entre outros aspectos, se o produto está adequado à faixa etária, se possui o selo do Inmetro – o que atesta a segurança do produto – e se as informações contidas na embalagem estão escritas em língua portuguesa, além da exposição do preço no produto.

Para Jéssica de Oliveira, 26 anos, auxiliar de líder numa indústria de costura,  a ação do Procon é necessária. “Principalmente nestas datas comemorativas, às vezes tem algumas coisas na promoção, sendo que não é, às vezes aumenta o preço para ter aquele desconto, sendo que era o valor real antes da data comemorativa; às vezes tem aquelas letrinhas pequeninhas que acabam enganando os consumidores, que é a propaganda enganosa”, comentou Jéssica.

Jéssica de Oliveira

Outra prática abusiva comum nessa época, segundo o coordenador do Procon, Murilo Mármore, é a omissão de informações a respeito do produto ou da relação de compra. Por isso, recomenda-se que o consumidor exija do estabelecimento dados sobre a garantia, assistência em caso de defeitos, prazo de devolução, dentre outras informações que garantam a segurança do consumidor após a aquisição do produto. O consumidor também não pode esquecer de pegar a nota fiscal dos produtos adquiridos, pois o documento é fundamental para resolução de possíveis problemas futuros.

Fale com o Procon

Caso o consumidor tenha dúvidas sobre as condições da compra, ou se sinta lesado após aquisição de um produto ou serviço, o consumidor deve acionar o Procon, que fica localizado na praça Virgílio Ferraz, nº 86, Centro ou ligar para o telefone (77) 3429-7858.

Comentários


Instagram

Facebook