CONQUISTA: Prefeita afirma que problema no Conveima pode ser resultado de erro no projeto e se prepara para decretar estado de emergência
A chuva que vêm caindo em Vitória da Conquista na última semanas vem provocando muitos transtornos em todos os pontos da cidade. As crateras que se abriram em alguns locais devido ao desabamento de canais de escoamento evidenciam que a cidade não possui qualquer estrutura para o volume de água que está recebendo.
Onde o desabamento de um canal pluvial “engoliu” uma parte grande da Avenida Rio de Janeiro. No bairro Guarani, um caminhão ficou parcialmente enterrado na via, após um canal de escoamento desabar parcialmente na Rua Plácido de Castro. Problemas semelhantes estão sendo registrados em várias partes da cidade.
Em entrevista ao UP Notícias, nesta quinta-feira (15), a prefeita Sheila Lemos (UB) , falou sobre a situação da cidade. Sobre o Conveima I, a gestora afirmou que o buraco pode ter sido causado por um erro no projeto de escoamento da avenida. A situação se repete no bairro Vila América, onde uma enorme cratera surgiu entre a Rua Diogo Álvares Correia e a Avenida Francisco Sabino, que faz parte do projeto da Perimetral. Sheila mais uma vez apontou um erro no projeto como causador do problema.
”Visitei o canal do Conveima, vamos fazer uma perícia lá. O que nós imaginamos que aconteceu, mas só poderemos confirmar após a perícia, é que a vazão do canal foi mal dimensionada no passado. Ela vem com o duto grande, mas quando chega na BR-116 esse dito diminui, então não dá uma vazão para esse volume de chuva. Como a água não tem para onde ir, ela retorna, e quando ela volta ela vem causando estragos no canal. Estive também no Vila América, na Fernando Sabino, que aconteceu no ano passado, e nós estamos monitorando esse tempo todo. O que aconteceu na Fernando Sabino foi passado para a Defesa Civil Nacional, chegou a empenhar o recurso, mas veio no período eleitoral, não pode ser feito. Ali vai ter que refazer todo aquele canal, porque a parte de baixo do Anel Viário foi mal dimensionada. A parte do Anel Viário a VIABAHIA já fez, falta agora o município fazer a da avenida”, relatou.
As obras só poderão ser realizadas após o período chuvoso passar. Até o momento, já choveu 400mm no município e a previsão é de mais chuva. Com isso, a prefeita já prevê decretar estado de emergência.
Sheila falou ainda sobre a situação da zona rural, que sofreu muito com as chuvas do ano passado. “Temos relatos que o Pradoso está muito alagado. Fomos na Fazenda Paixão, na Lagoa das Flores, que também está bem alagado. Estamos lá com um sistema de sucção de água, tirando a água da frente das casas para evitar que a água invada as casas. A situação é complicadíssima, mas estamos com nossas equipes para dar assistência aos nossos munícipes. Temos três equipes da Defesa Civil trabalhando, nosso Comitê de Crise das Chuvas também está trabalhando incansavelmente”, assegurou a prefeita.