Comissários e pilotos rejeitam proposta e greve nos aeroportos está mantida

A categoria vai interromper as atividades por pelo menos duas horas, das 6h às 8h, em protesto que pode se repetir por prazo indeterminado

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil


A greve de pilotos, copilotos e comissários de bordo do Brasil está mantida para esta segunda-feira (19). Em assembleia no último domingo (18), a categoria rejeitou a proposta feita por empresas aéreas e decidiu manter a paralisação, que foi convocada desde a última quinta-feira (15). 

A categoria vai interromper as atividades por pelo menos duas horas, das 6h às 8h, em protesto que pode se repetir por prazo indeterminado. A SNA informou que serão atrasadas decolagens de voos nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Viracopos, em Campinas; Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Confins, em Belo Horizonte; Juscelino Kubitschek, em Brasília; Salgado Filho, em Porto Alegre; e Pinto Martins, em Fortaleza.

O sindicato informou que não haverá cancelamento de decolagens, o que permitirá o cumprimento da decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determinou que 90% dos tripulantes permaneçam em atividade durante a greve.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), 76,4% dos quase 6 mil participantes da reunião não aceitaram o acordo. O sindicato reivindica que, além do aumento pelo INPC, um adicional de 5% para compensar perdas de 10% nos dois anos de pandemia. A categoria também exige que as empresas respeitem as escalas de folga dos tripulantes e não programem jornadas de trabalho de mais de 3 horas em solo entre duas etapas de voo. 

Comentários


Instagram

Facebook