CIDADE: Centro de Apoio à Saúde Animal pode reduzir número de animais abandonados nas ruas de Conquista

A expectativa é que o início das atividades do Centro reduzam o enorme número de animais abandonados nas ruas, demanda antiga do município

Foto: blog do Sena


No próximo domingo (29), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista realizará a seleção pública para médicos veterinários, auxiliares de enfermagem e de serviços gerais que irão trabalhar no Centro de Apoio à Saúde Animal. De acordo com o Governo Municipal, a unidade está pronta e os equipamentos já instalados. A expectativa é que o início das atividades do Centro reduzam o enorme número de animais abandonados nas ruas, demanda antiga do município.

De acordo com levantamento realizado em 2021 por ativistas, Vitória da Conquista já conta com cerca de 15 mil animais abandonados na cidade e aproximadamente 10 mil vivendo nas ruas. O compromisso da Gestão Municipal era inaugurar o Centro de Apoio à Saúde Animal em fevereiro de 2022, para oferecer gratuitamente atendimento médico-veterinário aos animais de estimação de famílias de baixa renda, além da principal demanda: a de castração. 

No entanto, a inauguração do Centro de Apoio só foi concretizada agora em 2023. Apesar da iniciativa, poder amenizar essa grande demanda por castração, ativistas afirmam que o mesmo não substitui a necessidade também urgente da criação do Centro de Zoonoses em Conquista. Os estudos para a criação do Centro de Zoonoses se arrastam desde a gestão Herzem Gusmão. 

Ainda sobre o Centro de Apoio à Saúde Animal, a Prefeitura afirma que este  serviço é a primeira etapa do projeto do Hospital Veterinário Municipal, e vai oferecer, de forma gratuita, já no início de sua operação, tudo o que um hospital faz: primeiros socorros, pequenas cirurgias, internamentos e consultas para animais de estimação de famílias de baixa renda e pessoas ou grupos que atuam na proteção de animais. De acordo com a gestão municipal, a diferença é que a princípio, não funcionará 24 horas e os atendimentos serão agendados.

Comentários


Instagram

Facebook