Governo Lula reinstala Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

O Consea estava desativado há quatro anos, desde janeiro de 2019

Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert/PR


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reinstalou, nesta terça-feira (28), o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que havia sido desativado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), em janeiro de 2019.

Após o decreto ter sido assinado por Lula, o conselho - que é responsável por monitorar, criar e implementar políticas públicas com o intuito de assegurar o direito à alimentação de qualidade - passou a integrar a Secretaria-Geral da Presidência.

Além disso, durante a solenidade, também foi anunciado que a presidente do colegiado, a nutricionista Elisabetta Recine, será reempossada. Anteriormente, a médica havia chefiado o Consea durante os anos de 2017 e 2018.

Recine é doutora em Saúde Pública, coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan) da Universidade de Brasília (UnB) e, em 2021, se tornou integrante do Painel de Especialistas de Alto Nível do Comitê de Segurança Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas (CSA/ONU).

Comentários


Instagram

Facebook