CIDADE: Alerta em Vitória da Conquista

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo

Foto: Divulgação


Dados que servem de alerta e chamam bastante atenção em Vitória da Conquista. São os diagnósticos positivos de tuberculose. Para se ter uma ideia melhor, em 2022 foram confirmados 57 casos da doença no município e 04 pessoas vieram a óbito. Somente nos três primeiros meses deste ano, já foram confirmados 09 casos de tuberculose em Vitória da Conquista e 02 mortes, infelizmente também foram confirmadas.

Em Vitória da Conquista o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária oferece o diagnóstico e tratamento até a cura gratuitamente. Ele fica na Praça João Gonçalves, no Centro da cidade, no mesmo prédio onde funciona o CAAV.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

No próximo dia 04 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Comentários


Instagram

Facebook