URGENTE: Prefeitura não renova contrato com empresa que opera radares, e equipamentos não estão funcionando em Conquista
Os radares de fiscalização eletrônica em Vitória da Conquista estariam fora de funcionamento. O motivo seria a não renovação do contrato celebrado entre a Prefeitura e a empresa Tivic Tecnologia, que opera os equipamentos.
O contrato venceu no dia 26 desse mês e poderia ser renovado por mais dois anos, no entanto, isso ano foi feito. Os radares foram instalados e entraram em operação em 2021, causando polêmica. Na ocasião, os condutores afirmavam que os equipamentos serviriam para alimentar a “indústria da multa”, mas aos poucos foram implementados e aceitos.
Em vias de grande fluxo de veículos e com acidentes recorrentes, os radares serviram para controlar melhor o trânsito e reduzir as ocorrências com gravidades. No primeiro balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Trânsito, os acidentes sem vítimas caíram pela metade com a utilização dos equipamentos.
Ao todo, 13 radares estão em operação pelas vias da cidade. Os equipamentos estão instalados nas avenidas Brumado, Frei Benjamin, Régis Pacheco, Luís Eduardo Magalhães, Juracy Magalhães, Olívia Flores, Laura Nunes, Gilenilda Alves, Paraná, Otávio Santos e Presidente Vargas.
Agora, ao que tudo indica, os equipamentos devem ser retirados, facilitando a vida dos condutores mais imprudentes e favorecendo a ocorrência de acidentes. Nesta semana, um ciclista morreu após ser atingido por um carro em alta velocidade na Avenida Juracy Magalhães.
A redação do blog do Sena entrou em contato com a Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação, para saber o motivo da não renovação e quais os procedimentos adotados a partir de agora, mas, até o fechamento desta matéria, não obtivemos retorno. O espaço segue aberto. Com informações do blog do Sena