Ministra Rosa Weber marca julgamento das primeiras denúncias sobre os ataques de 8 de janeiro
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber agendou o julgamento das primeiras denúncias envolvendo os suspeitos de participarem dos ataques terroristas às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro. Ela acatou um pedido do relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes.
O julgamento acontecerá entre os dias 18 e 24 de abril. A análise do caso vai ocorrer em plenário virtual, isso significa que os ministros não vão se reunir para discutir os processos, elas irão apenas depositarem seus votos no sistema eletrônico da Corte.
Eles vão decidir se ações penais contra os acusados devem ser abertas ou não. Só depois dessa fase, o STF irá julgar se condena ou absolve os acusados, o que não tem prazo para ocorrer.
Ao todo, serão analisadas 100 denúncias, 50 delas no âmbito do inquérito que apura os incitadores, que foram presos no dia seguinte aos atos no quartel-general do Exército, em Brasília. As outras 50 são do grupo dos executores das invasões às sedes dos Três Poderes.