Presidente só tem um, diz Alckmin sobre não ocupar cadeira da Presidência enquanto interino
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O vice-presidente da República Geraldo Alckmin explicou, em entrevista à revista Veja, que optou por não sentar na cadeira do presidente Lula (PT) durante o período em que assume o cargo interinamente porque "presidente só tem um". O político está à frente da gestão do país enquanto Lula faz negociações em busca de parcerias na China.
"Presidente só tem um e é o Lula", afirmou. Na entrevista, Alckmin fez um balanço positivo dos 100 dias de governo, elogiou Lula, a deputada Gleisi Hoffmann e PT.
Antigo adversário político, Lula hoje demonstra uma alta confiança em Alckmin. Segundo a reportagem, a tranquilidade do presidente quanto ao vice foi construída desde a exemplar condução de Alckmin na gestão da crise provocada pelos atos terroristas em 8 de janeiro, até o trabalho de aproximação qu ele tem feito com setores bolsonaristas. Tudo com discrição - característica admirada pelo presidente.
Quando perguntado sobre o futuro, o vice desconversou. À Veja, uma liderança do PSB revelou confidencialmente que, caso Lula não dispute a reeleição, Alckmin seria o candidato a presidente e o PT indicaria o vice.