Duplicação da BR 116 é discutida em Brasília com participação do Vereador Valdemir Dias

A duplicação que pretende atender Vitória da Jequié, Brejões, Amargosa, Mutuípe e vários outros municípios

Nesta terça-feira (18/04) aconteceu em Brasília uma Audiência Pública requerida pelo Deputado Federal Jorge Solla, que discutiu a duplicação da BR-116 e as cláusulas contratuais da Via Bahia. A audiência contou com a participação do Vereador Conquistense Valdemir Dias, com o gerente de engenharia rodoviária da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), Fernando Bezerra, José Bartolomeu, presidente da Via Bahia, doutor João Anderson, Coordenador da ANTT, José Henrique Silva Tigre, prefeito de Belo Campo, José Maria Caires, representante do movimento Duplica Sudoeste e Jackson Yoshiura, secretário de Movilidade Urbana de Vitória da Conquista.

A duplicação que pretende atender Vitória da Jequié, Brejões, Amargosa, Mutuípe e vários outros municípios, oferece mais segurança para os viajantes, além do escoamento da produção com menor tempo e menor custo, abrindo caminho para a acelerar o crescimento da região.
Durante a discussão, Fernando Bezerra pontuou alguns motivos para a demora do início das obras nas vias, como a atualização no valor solicitado do primeiro contrato, que foi feito em 2009 e que se faz necessário por conta da necessidade de inclusão de novos processos na obra.

Segundo o gerente, a Via Bahia apresentou judicialmente pleitos alegando dificuldade na execução dessa atualizando, devido a atual situação econômica no país, o que impede a ANTT de liberar o serviço de duplicação. “A concessionária ingressou um procedimento via arbitral, então hoje, todos esses pleitos que comentei estão sendo discutidos. Então eu acredito que logo a gente vai ter uma decisão do tribunal arbitral sobre as reivindicações da concessionária” Completou Fernando.
O Vereador Valdemir Dias que faz parte da comissão de acompanhamento e fiscalização das obras da Via Bahia pautou a importância dessa atenção a Vitória da Conquista, que vem sendo esquecida quando se trata de infraestrutura. “O que nós estamos cobrando, nada mais é do que mais respeito e mais investimento em nossa região. Queremos destravar esses processos, destravar a questão da ANTT com a ViaBahia e da ViaBahia com a ANTT”.

Valdemir apresentou também dados levantados mostrando os prejuízos causados pela falta dessa duplicação, como um entrave na prosperidade da economia social da região e também a falta de segurança para quem transita por essas vias. “O que nós quereremos é que possamos sair daqui com alguns encaminhamentos e não com o mesmo fim que tivemos na reunião em Vitória da Conquista em que o senhor José Bartolomeu colocou que se não houver a revisão quinquenal, não teria nenhum tipo de intervenção em nossa região.”

A conclusão da reunião entrou em consenso sobre encaminhamentos que serão realizados pelas empresas envolvidas, como uma reunião conclusiva entra a ANTT e Via Bahia e um cronograma de novas audiências, relatório da ANTT sobre o processo em curso até o final de abril com análise para o fim de maio e avaliação de intervenções emergenciais ainda em 2023.

Comentários


Instagram

Facebook