CIDADE: Tinha alerta para o sul da Bahia, mas aqui não, diz Sheila Lemos sobre as pancadas de chuva em Conquista
A Prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, disse na tarde desta sexta-feira, 21, que o município de Vitória da Conquista foi surpreendido com as chuvas deste feriado. A declaração foi dada durante entrevista ao vivo para a jornalista Ariela Bonfim, no Bahia Meio Dia da Tv Sudoeste.
Sheila disse que a previsão era de 40 milímetros de quinta-feira até domingo, mas só ontem a noite choveu 70 milímetros
“Tinha alerta de chuva para o sul da Bahia, mas aqui não. Somente ontem choveu mais de 70 milímetros na parte da serra. O mais agravante é que a chuva foi concentrada no Panorama e no Santa Cecília”, disse.
De acordo com a Prefeita, a chuva extrema causou inúmeros problemas na cidade. A força d’água derrubou um muro no Santa Cecília e uma senhora precisou ser retirada de casa.
“Em uma marceneira o dono precisou ser resgatado, porque a água subiu mais de 1 metro e 20 centímetros. Graças a Deus todos estão bem, já estão na casa de parentes”.
A previsão é que a chuva continue a atingir a cidade. De acordo com a Prefeita, só durante a manhã choveu mais de 60 milímetros no Bruno Barcelar, o que está causando transtornos nos Campinhos.
“Toda a água no Bruno Barcelar cai na Lagoa das Bateias e vai para os Campinhos. Já começaram a chegar várias ocorrências. Temos alagamentos também na Choça. Provavelmente Choça, Lagoa das Flores, Fazenda Paixão vão ter alagamentos se a chuva continuar até domingo, como está a previsão”.
Questionada pelo jornalista Judson Almeida sobre o trabalho de prevenção em pontos da cidade onde há histórico de alagamentos, como a Fazenda Paixão, Sheila Lemos disse que as máquinas da Prefeitura estão na rua fazendo a limpeza da cidade e que canais de escoamento foram abertos para evitar alagamentos.
“Nós abrimos nas últimas chuvas canais e estamos fazendo a limpeza deles. Por ser uma parte muito baixa, quando chove alaga por não ter um sistema de macrodrenagem. Já passamos para a Defesa Civil nacional a necessidade de fazer essa macrodrenagem e estamos aguardando os recursos para fazer a obra e melhorar o sistema de drenagem”, finalizou.
A chuva do mês de abril está bem acima do esperado. A média histórica é de 50 milímetros e já choveu 140 milímetros. Até o momento, a Defesa Civil registrou 20 ocorrências e duas famílias estão desalojadas.
“Se a chuva continuar e você sentir que está em perigo, ligue para a Defesa Civil imediatamente no 199 e (77) 98856-5070”.