Fundador do Olodum, João Jorge, é empossado como novo presidente da Fundação Cultural Palmares
Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O fundador do Olodum e mestre em Direito, o baiano João Jorge, foi empossado como presidente da Fundação Cultural Palmares, nesta quinta-feira (27), em Brasília. Em seu discurso de posse, ele fez questão de pontuar a importância da fundação para a comunidade afro-descendente e comentou sobre o processo de apagamento realizado durante a gestão anterior.
"Nós venceremos essa luta. Somos o canto desse país, o som dos tambores desse país, as águas desse país. Nós demos a nossa civilização para essa nação", afirmou João Jorge."A Palmares não é minha, não é nossa, é do povo brasileiro", acrescentou.
"Eu estou falando emocionado porque estive com os [ex] presidentes da Palmares, depois cheguei em Brasília e encontrei as fotos deles jogadas em um depósito. Um funcionário me entregou os tapetes com a marca de Xangô [machado] e disse que escondeu para não jogarem fora", relembrou o fundador do Olodum.
A cerimônia contou com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes; da secretária de Igualdade Racial da Bahia, ngela Guimarães; da reitora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Adriana dos Santos. Além disso, também as embaixadas do Zimbábue, República de Gana e da República Unida da Tanzânia estiveram presentes no momento.