Campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente é lançada em Conquista
Foi lançada na manhã desta quinta-feira em Vitória da Conquista a Campanha Municipal 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Neste ano, o tema da campanha é “Faça Bonito: Escutar é Proteger”. A ação nesta manhã ocorreu no Complexo de Escuta Protegida no Centro Integrado dos Direitos da Criança e Adolescentes e contou com uma roda de conversa entre autoridades.
Durante a programação do lançamento da campanha foi entregue por um adolescente do Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA) uma carta às autoridades presentes. Nela se pedia o fim da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes de Vitória da Conquista.
Em pronunciamento à imprensa, a prefeita Sheila Lemos reforçou a necessidade do combate à violência sexual através das instituições e de toda a sociedade. “Nós só vamos conseguir fazer isso com uma rede grande, com todas as instituições, com a União, com o Estado, com os municípios, mas também com as pessoas. Todos se unirem para que possamos resolver de vez. Então precisa partir de cada um de nós. Essa indignação tem que vir de toda a comunidade para que a gente consiga essa rede forte para que essa criança seja protegida”.
O dia 18 de maio foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes através da Lei Federal n° 9.970/2000. A data é uma referência à criança Araceli Crespo, de apenas 8 anos, que há 50 anos, em 1973, foi sequestrada, violentada e assassinada.