Universidade Para Todos terá pela primeira vez ensino remoto para comunidades quilombolas
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e o programa Universidade para Todos abrem pela primeira vez turma remota para que estudantes de comunidades quilombolas se prepararem para entrar no ensino superior.
De acordo com o site da Uesb, a turma atenderá estudantes quilombolas pré-universitários que concluíram o Ensino Médio ou vão concluir em 2023.
Para se inscrever, é necessário ser morador de comunidades quilombolas dos Territórios Sudoeste Baiano (região de Vitória da Conquista), Médio Sudoeste (região de Itapetinga), Médio Rio de Contas (região de Jequié), Sertão Produtivo (região de Riacho de Santana) e Vale do Jequiriça (região de Jequiriça). As inscrições estão abertas até 25 de maio, pelo Portal da Educação.
Ainda segundo informações publicadas no site da Uesb, serão contempladas mais de 70 comunidades quilombolas dos Territórios de Identidade. As aulas terão início no dia 5 de junho e serão realizadas no período noturno, de segunda a sexta-feira, pelo Google Meet.
A Uesb oferta desde 2008 para seus 47 cursos nos três campi da instituição, através do seu vestibular, vagas adicionais para candidatos quilombolas. Ainda segundo a Uesb, a iniciativa integra a Política de Ações Afirmativas da Instituição, gerida, atualmente, pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa).
Para mais informações, estudantes podem entrar em contato com o UPT, pelo universidadeparatodos@uesb.edu.br, ou com a Proapa, pelo proapa@uesb.edu.br.