México vai isentar viajantes brasileiros de visto, afirma ministro de Lula
Foto: Divulgação/ Aeroporto de Cidade do México
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira afirmou, nessa quarta-feira (24), que o governo do México vai voltar a não exigir dos brasileiros o visto para visitar o país.
"Há uns oito meses, o México passou a exigir vistos para brasileiros. Estive no país há um mês, negociei com o chanceler Marcelo Ebrard e pedi que examinasse a questão da renovação do nosso acordo anterior, tendo em vista que, se não, teríamos de, pelo princípio da reciprocidade, impor visto aos mexicanos", disse o ministro durante uma audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
O governo mexicano, do presidente Andrés Manuel López Obrador, passou a exigir o visto os viajantes brasileiros no final de 2021, após pressão dos EUA para evitar o aumento do número de brasileiros tentando entrar de forma ilegal em território norte-americano via a fronteira com o México.
A medida, que valia tanto para viagens de turismo quanto de negócios, acabou interrompendo uma isenção acordada entre o Brasil e o México que vinha sendo aplicada desde 2013.
Segundo o ministro, a reação do chanceler ao pedido foi positiva e os países agora estão em fase de negociação para suspender a exigência. Vieira também afirmou que recentemente o Japão informou que deixará de solicitar visto para brasileiros.