Com Lula como anfitrião, cúpula reúne 11 presidentes da América do Sul em Brasília
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá receber 10 presidentes de países da América do Sul, na próxima terça-feira (30), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Um encontro desse porte não ocorre há, pelo menos, sete anos. A expectativa é de que se discuta a possibilidade de reestruturação de um mecanismo sul-americano de cooperação.
Os chefes de Estado da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela confirmaram presença. Dina Boluarte, presidente do Peru, será substituída pelo presidente do conselho de ministros do país, Alberto Otárola. A Guiana Francesa não participa porque é um território ultramarino da França.
De acordo com a embaixadora Gisela Padovan, secretária da América Latina e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o principal objetivo do encontro é retomar o diálogo com os países sul-americanos. “Temos consciência que há diferenças de visão e ideológicas entre os países, mas ele [Lula] quer reativar esse diálogo a partir de denominadores comuns”, explicou ela, durante coletiva de imprensa na última sexta (26).