Com alta adesão, professores fazem forte movimento em frente à Prefeitura
Foto: Ricardo Gordo
Na tarde desta terça-feira (30), a frente da sede da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) foi ocupada por diversos professores da rede municipal de ensino. O ato, que reivindica o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério e reajuste salarial, contou com adesão de mais de 90% da categoria.
Nesta quarta (31), o movimento convida gestores das unidades públicas municipais de ensino para tratar sobre aspectos relacionados à campanha salarial 2023. A reunião ocorrerá às 9h, no Planetário Everardo Público de Castro, no Espaço Glauber Rocha.
No dia seguinte, quinta-feira (1º), haverá uma assembleia para discutir a situação e, não havendo a tendência de uma resolução, é provável que uma greve seja deflagrada.
O que está em debate
A categoria acusa o governo municipal de destruição do plano de carreira do magistério, o não cumprimento de leis e retirada de direitos, como a exclusão do valor diferencial de nível superior dos professores.
De acordo com o Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp), o cumprimento integral da Lei do Piso Nacional do Magistério, por exemplo, só tem contemplado professores em início de carreira, o que representa apenas 138 dos dois mil professores da rede.