Novo sistema de pagamento de passagem do transporte público entra em fase de teste e de recadastramento de usuários

No novo sistema, serão permitidos pagamentos via Pix, com QR Code, cartão de crédito e débito diretamente nos ônibus

Texto Fábio Agra/Foto de destaque PMVC

Nesta semana, a Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou a segunda etapa de atualização do sistema de bilhetagem do transporte coletivo do município, o que envolve recadastramento de usuários e testes nos validadores dos ônibus.

No novo sistema, serão permitidos pagamentos via Pix, com QR Code, cartão de crédito e débito diretamente nos ônibus. Atualmente, são permitidos apenas pagamentos com o cartão eletrônico e em dinheiro. A Mega Rádio conversou mais cedo com Luciana Andrade, gerente de cadastro da ATUV, e ela explicou sobre as mudanças.

“Hoje o nosso sistema de bilhetagem não comporta algumas tecnologias. Por exemplo, a gente não recebe pagamento via Pix, cartão de crédito, cartão de débito. Com o novo sistema que está sendo implantado, a gente vai poder fazer essas operações”, afirma.

Assim, para quem optar pelas novas formas de pagamento, a liberação dentro do próprio ônibus será feito via QR Code. Os usuários do transporte coletivo poderão acessá-lo através do aplicativo do seu banco, por exemplo. Há intenção também de ter um aplicativo específico do transporte público, segundo Luciana, mas que ainda está sendo pensado.

“O usuário dentro do próprio transporte vai poder optar por este tipo de pagamento. Ele vai ter um QR Code liberado no celular que ele vai poder emitir através do banco dele, fazer o pagamento e vai passar o cartão na catraca. Vai fazer a liberação dele nesse pagamento diretamente no transporte sem a necessidade dele se deslocar a uma agência (da ATUV) para poder fazer, como ele faz hoje. Então é uma comodidade a mais para o usuário”

Os grupos que compõem os usuários do transporte público e que usam os cartões eletrônicos atuais serão atendidos para recadastramento e adesão ao novo sistema de acordo com um cronograma estabelecido pelo município.

Na última segunda-feira (29) teve início a segunda etapa, que vai até 1° de julho. Para atualizarem seus cartões, os usuários do cartão BEM gratuidade e que sejam idosos devem se dirigir ao ATUV do Centro Cultural Glauber Rocha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já os usuários do cartão BEM Especial devem se dirigir à agência da ATUV do centro da cidade, das 8h às 18h de segunda a sexta e das 8h às 12h no sábado.

Enquanto os usuários do transporte coletivo estão atualizando seus cartões e cadastros, estão sendo feitos também os testes nos novos validadores que substituirão os atuais. Esse processo de atualização de bilhetagem deve durar até 2 de setembro. “Nós já estamos até com alguns ônibus com esses novos validadores. Eles estão sendo testados agora para quando findar esse processo que a gente está tendo de transição já começar a operar 100% da frota já com esses novos validadores”.

Até a data de finalização dos testes, os usuários do transporte coletivo ainda precisam ter em mãos os antigos cartões. Luciana Andrade explica que somente quando toda a frota de ônibus estiver equipada com o novo sistema de validadores é que os cartões antigos não serão mais usados. “A gente não está retendo esses cartões justamente porque eu não tenho ainda 100% da frota com todos os validadores novos e em uso. Então na verdade só vai acontecer no dia 2 de setembro, quando realmente finda esse processo de transição. Aí o usuário não vai conseguir mais passar com esse cartão antigo. Por isso que ele precisa ter esse cartão novo em mãos. A partir do dia 2 de setembro ele só vai conseguir passar com o cartão novo em mãos”, ressalta.

 

O cronograma para atualização dos cartões segue da seguinte forma:

1° Etapa começou em 15 de maio e foi destinada a funcionários da Prefeitura, motoristas e pessoal que trabalha no sistema operacional.

2° Etapa começou em 29 de maio e vai até 1° de julho. Esta etapa é destinada a pessoas que tem direito à gratuidade no transporte público. O usuário deve ter em mãos RG, CPF e o cartão eletrônico atual.

3° Etapa começa em 3 de julho e vai até 29 do mesmo mês. Será destinada aos estudantes. O recadastramento pode ser feito em qualquer agência da ATUV com RG, CPF e o cartão eletrônico. 

4° Etapa começa em 1° de agosto e vai até 2 de setembro. Esta etapa é para quem usa o vale-transporte e para os usuários em geral. A mudança para o novo sistema poderá ser feita em qualquer agência da ATUV. O usuário deve ter em mãos RG, CPF e o cartão eletrônico atual.

Comentários


Instagram

Facebook