Patrimônio cultural de Vitória da Conquista, Cine Madrigal ganha novo protagonismo com Coletivo do Audiovisual que pede sua reabertura
Diretor e produtor de cinema e audiovisual Daniel Leite Almeida em entrevista à Mega Rádio
Entrevista Fábio Agra
Cinema de rua que teve suas atividades encerradas em 2007, o Cine Madrigal foi durante mais de 40 anos um dos principais equipamentos culturais do Sudoeste baiano. Localizado na rua Sete de Setembro, no centro de Vitória da Conquista, por ali passaram muitos clássicos do cinema mundial.
Adquirido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista em 2014, o Cine Madrigal segue fechado. Alocado na secretaria de Educação e sem uma resposta das autoridades municipais sobre reforma e abertura do equipamento, o Coletivo do Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano (SASB) lançou há cerca de um mês um manifesto “em defesa de sua reforma, reabertura e utilização enquanto espaço de Cinema público que possa ter uma programação de filmes brasileiros, baianos e conquistenses”.
Entre os membros do SASB está o diretor e produtor Daniel Leite Almeida, que tem entre seus principais trabalhos o longa Alice dos Anjos, filme premiadíssimo no Festival de Brasília de Cinema em 2021. Alice dos Anjos ganhou seis Candangos na ocasião: prêmio Abraccine de Melhor Longa, melhor Filme pelo Júri Popular, melhor Direção, Maquiagem para Claudia Riston, Figurino para Lívia Liu e Direção de Arte para Luciana Buarque.
Mesmo com tantos prêmios, o filme só foi exibido em Vitória da Conquista na 15° Mostra Cinema Conquista realizada em 2022. Portanto, o filme não entra em cartaz no próprio município, assim como tantos outros que são produzidos por cineastas e realizadores do audiovisual da região que também não circulam por aqui. Há falta de cinema de rua. Ou melhor, há o cinema de rua, há o Cine Madrigal, mas não há providências do poder público para que volte a funcionar.
É sobre o Cine Madrigal e as produções do cinema e do audiovisual em Vitória da Conquista e região que a Mega Rádio conversou na última sexta-feira (2) com Daniel Leite Almeida.
A entrevista está dividida em quatro partes. Na primeira, Daniel fala sobre com está a articulação entre a sociedade civil, através do SASB, e o poder público para a reabertura do Cine Madrigal. Na segunda parte da entrevista, Daniel falou sobre as produções que ganham cada vez mais espaços em festivais afora, mas não conseguem se inserir no contexto regional pela falta de equipamentos que possibilitem as suas exibições. Na terceira parte, Daniel trata da luta para que o interior receba recursos compatíveis com as suas produções. Por último, conversamos sobre como a produção local tem dialogado com empresas de streamings e TVs e como tudo isso pode trazer um retorno para a própria região.
A Mega Rádio solicitou há duas semanas e mais uma vez nessa terça-feira (6) algum posicionamento da Prefeitura de Vitória da Conquista sobre a situação do Cine Madrigal, mas até o momento não fomos respondidos.