Lula pediu que ministros liberem cargos ’’o mais breve possível’’ para facilitar articulação, diz Rui Costa
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já pediu para os ministros do governo darem andamento às nomeações de cargos nas pastas que ainda não foram designados oficialmente. A intenção, com isso, é facilitar a articulação com o Congresso Nacional.
De acordo com o ex-governador da Bahia, o presidente cobrou que os ministros liberem, "o mais breve possível", as nomeações que foram acordadas nas negociações de composição do governo e que agora estariam “emperrados”.
“O presidente reiterou para que todos apoiem e ajudem Padilha a cumprir os compromissos que ele assumiu. Uma vez que tem uma quantidade de cargos que foram indicados na negociação da composição do governo, e os ministérios ainda não colocaram no sistema essas indicações”, disse.
Ainda de acordo com Rui Costa, os ministérios ainda não colocaram essas nomeações "no sistema essas indicações [de ocupantes dos cargos]", o que estaria dificultando as articulações políticas do governo.
A reunião ministerial teria durado mais de nove horas e meia. De acordo com o chefe da Casa Civil, os ministros fizeram um balanço sobre o desempenho do governo até agora e detalharam o planejamento das pastas para o próximo semestre. Participaram também do encontro representantes do Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras.