Arraiá da Conquista: festejos juninos no Glauber Rocha começam com entrega da Sala de Imprensa
Os festejos juninos no Centro Cultural Glauber Rocha tiveram início na noite desta terça-feira (20), com a inauguração da Sala de Imprensa, montada exclusivamente para atender os profissionais da cidade que irão trabalhar na cobertura do Arraiá da Conquista 2023.
O espaço, que homenageia a fotógrafa e jornalista Edna Nolasco, falecida em 2021, foi entregue pela prefeita Sheila Lemos. “Edna é uma pessoa que faz parte da história da cidade e que representa tão bem os artistas da fotografia. Por isso decidimos fazer esta justa homenagem”, declarou a prefeita.
Além dos profissionais da comunicação, os familiares de Edna Nolasco também estiveram presentes na Sala de Imprensa. As irmãs Gisela e Paula Moraes falaram da alegria de ver o reconhecimento da Prefeitura à fotógrafa. “Edna merece essa homenagem”, disse.
Esta é a primeira vez que uma sala é montada para servir de ponto de apoio para os profissionais de comunicação cadastrados para trabalhar no evento. Localizado junto ao palco, o lugar foi preparado para a realização de entrevistas com os artistas. Neste primeiro dia, o espaço foi visitado por Ivy Moraes, Val Macambira, Flávio José e Lara Amélia.
A publicitária Gisele Trindade, funcionária da Câmara Municipal, aprovou o espaço dedicado à imprensa. Segundo ela, a sala é uma forma de respeito com quem trabalha divulgando a informação. “Parabenizo o espaço e a organização do evento que teve a delicadeza de homenagear uma pessoa tão querida e que é referência para nós da imprensa”, comentou Gisele.
Sobre Edna Nolasco
“Essa mágica profissão de escrever com a luz”
Filha do casal de fotógrafos Paulo Oliveira Santos e Helena Maria de Moraes Santos, Edna Moraes Santos Nolasco foi a segunda mulher a atuar como profissional de fotografia em Vitória da Conquista. Ganhou sua primeira máquina aos 7 anos. Aos 14, começou a trabalhar no ofício. Atuou como repórter fotográfica em diversos jornais e revistas, além de trabalhar também nas áreas de publicidade e marketing político.
Em 1984, fundou a Associação dos Fotógrafos de Vitória da Conquista. Foi também diretora da Seccional Sudoeste do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba).
Faleceu em 11 de novembro de 2021, vítima da Covid 19, após lutar pela vacina para os colegas da imprensa conquistense.