Em reunião com líderes partidários e Lira, Lula reclama de corte de benefícios fiscais a BYD

Apesar da reclamação, Lula agradeceu o empenho dos parlamentares durante essa semana, que contou com a aprovação de matérias de interesse do Planalto

Foto: Reprodução/Redes Sociais


Após a aprovação da reforma tributária, o presidente Lula (PT) se reuniu, na última sexta-feira (7), com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e líderes partidários, entre eles os baianos Elmar Nascimento (União) e Antônio Brito (PSD). Apesar do clima descontraído, com uísque e cerveja para os convidados, o petista reclamou da derrubada de um dispositivo que assegurava benefícios fiscais à BYD, montadora chinesa que vai se instalar no Polo Industrial de Camaçari, onde antes funcionava a fábrica da Ford.

Participaram do encontro também o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Secretário de Relações Institucionais).

O dispositivo previa na reforma tributária a prorrogação de benefícios fiscais até 2032 para montadoras do Nordeste, mas não foi aprovado. Faltou apenas um voto, que poderia ter sido do líder do PT na Câmara, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), mas ele não compareceu à votação. Por isso, durante o encontro, Lula teria mandado recados para o parlamentar. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A derrubada do dispositivo pode beneficiar o Paraná, estado de Zeca, descentralizando as indústrias automobilísticas no país. O fim da isenção era, inclusive, uma bandeira do governador Ratinho Jr. (PSD-PR) e da bancada do estado.

A prorrogação de benefícios fiscais era considerado importante para o Planalto e chegou a ser um pedido endossado por Lula. Na reunião, o presidente afirmou que as montadoras são importantes para o crescimento econômico do país e usou como exemplo outros países, onde as indústrias automobilísticas recebem benefícios e tratamento diferenciado. Apesar da reclamação, Lula agradeceu o empenho dos parlamentares durante essa semana, que contou com a aprovação de matérias de interesse do Planalto.

Comentários


Instagram

Facebook