V Conferência Municipal de Cultura debaterá democracia e políticas culturais

Arte: PMVC
Da Mega


A Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), promove nos dias 11 e 12 de setembro a V Conferência Municipal de Cultura de Vitória da Conquista.

O tema desta edição será “Cultura e Democracia no Sertão da Ressaca” e debaterá a cultura do município nas suas dimensões simbólica, cidadã e econômica para diagnosticar a situação do Sistema Municipal de Cultura.

De acordo com a Prefeitura, na conferência vão ser elaboradas as propostas para o Plano Municipal de Cultura e promovido o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, artistas, produtores, gestores, estudiosos e pesquisadores ligados à cultura. Também serão eleitos os representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura biênio 2023/2025 e os delegados para as conferências territorial e estadual de Cultura.

A Conferência será composta por seis eixos temáticos: 1. Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; 2. Democratização do acesso à cultura e Participação Social; 3. Identidade, Patrimônio e Memória; 4. Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; 5. Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; 6. Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Ainda segundo a Prefeitura, em cada um desses eixos serão colhidas propostas para subsidiar a construção do Plano Municipal de Cultura. A partir daí serão elaborados compromissos assumidos pelo Governo Municipal em uma perspectiva de dez anos.

A conferência acontecerá no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima e será aberta ao público. Podem participar pessoas maiores de 16 anos que fizerem sua inscrição até o dia 11 de setembro.

Comentários


Instagram

Facebook