Coletivo “Umas às Outras”: a representatividade e a força feminina dentro da cultura de Vitória da Conquista

Além das obras expostas por cada uma das artistas, foi feita uma homenagem póstuma para a fotógrafa Edna Nolasco, que, além de artista, também atuou diretamente na Diretoria Regional do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba)
Da esquerda para direita: Bartira Hitakiã, Erica Daniela, Rogeria Maciel, Samylle Teles e Mônica Lula. Foto: Danilo Souza e Ellen Mafra
  • Danilo Souza e Ellen Mafra
  • Atualizado: 19/10/2023, 01:13h

O coletivo “Umas às Outras”, criado exclusivamente por mulheres, realiza desde quarta-feira (18), sua primeira exposição artística em Vitória da Conquista. A exposição faz parte da programação do 7° Conectour, evento sobre turismo que acontece no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) até esta quinta-feira (19).

Formado por Bartira Hitakiã, Erica Daniela, Mônica Lula, Pâmela Dantas, Raquel Dantas, Rogéria Maciel e Samylle Teles, o coletivo se uniu após Rogéria Maciel ter recebido um convite do Conectour para realizar uma exposição para divulgar suas obras para a população conquistense. A exposição conta também com obras de Edna Nolasco, como homenagem à fotógrafa morta em 2021, em decorrência de complicações da Covid-19.

Explorando a diversidade de estilos artísticos, como pinturas, desenhos, fotografias e esculturas, o grupo demonstra a sua versatilidade e sensibilidade para transformar sensações e sentimentos em arte.

“Bom, eu me sinto contribuindo de alguma forma, mesmo que minimamente, com a arte e com a cultura do nosso lugar. Ao convidar as meninas que fazem parte desse coletivo, foi mais uma forma de me reforçar quanto a mim, mulher artista, quanto a possibilidade da união dos coletivos em arte”, relatou Rogéria Maciel.

Obra “Queria que houvesse algo de Klimt”, feita por Rogeria Maciel. Foto: Danilo Souza e Ellen Mafra

Além das obras expostas por cada uma das artistas, foi feita uma homenagem póstuma para a fotógrafa Edna Nolasco, que, além de artista, também atuou diretamente na Diretoria Regional do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba). Em depoimento para a equipe do Repórter Curioso, Rogéria Maciel, a idealizadora do projeto “Umas às Outras”, explica como surgiu a ideia de realizar o tributo em respeito à memória e o legado deixado por Edna Nolasco.

“Essas obras foram presenteadas pela própria Edna a mim. No ano de 2008, quando eu fiz uma curadoria de foto-artistas aqui, ao terminar, ela me presenteou com esses backlights e eles fazem parte do meu acervo pessoal. Aí eu pedi a permissão dos familiares de Edna, Cristiane e Keila, que são mais próximas de mim, e elas me concederam o direito de expor e ficaram muito contentes, até porque a gente observa que a memória de Edna não foi muito lembrada por nossa população. Então, essas são obras do meu acervo pessoal que eu trouxe para marcar presença de Edna aqui conosco”.

Obra “A missa do vaqueiro”, feita por Edna Nolasco. Foto: Danilo Souza e Ellen Mafra

Rogéria, em nome do coletivo, demonstrou seu ânimo e esperança com os próximos passos que o futuro reserva para o conjunto de artistas e também detalhou como foi o processo para unir o grupo e a escolha do nome.

“Não foi complicado. Elas todas se empenharam, nos empenhamos mutuamente para fazer essa pequena exposição. Eu espero que possamos fazer outras. Eu espero que sim, que tenha uma vida longa. O nome nasceu de uma frase da Serena Williams, em que ela fala que as mulheres deveriam dar mais valor umas às outras, então ela termina o pensamento com umas às outras. Esse pensamento da Serena nos inspirou para o nome da exposição”.

A exposição do coletivo “Umas às outras” segue até esta quinta-feira (19), das 15h às 21h, no espaço Senac, em Vitória da Conquista.

Para seguir acompanhando o trabalho do coletivo "Umas às Outras", siga a página oficial do projeto no Instagram. Confira a seguir uma coleção de obras feitas pelas artistas.

Textos e fotos de Danilo Souza e Ellen Mafra, do Repórter Curioso em parceria com a Mega Rádio VCA.

A artista Rogeria Maciel ao lado de sua obra. Foto: Danilo Souza e Ellen Mafra

Obra “De onde venho, há uma conexão”, feita por Bartira Hitakiã. Foto: Danilo Souza e Ellen Mafra

A artista Samylle Teles ao lado das suas obras “Legado dos Antepassados” e “Tem dias que sou calmaria, em outros tempestade”. Foto: Danilo Souza e Ellen Mafra

A foto artista Mônica Lula posa ao lado de uma das suas obras. Foto: Danilo Souza e Ellen Mafra

Foto presente no trabalho “Babalé”, feito por Mônica Lula.Foto: Mônica Lula

A artista e professora Erica Daniela; Ao fundo, suas obras da coleção “Acercamento para o azul”. Foto: Danilo Souza e Ellen Mafra

Comentários


Instagram

Facebook