Estudantes da Uesb fecham entrada do campus e fazem manifestação
Estudantes se manifestam em frente a UESB. Foto: Danilo Souza
Estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) se mobilizaram e deram início na manhã desta terça-feira (31) a diversas atividades que acontecerão ao longo do dia. A manifestação começou às 7h com o trancamento dos portões da instituição e contou com uma aula pública durante a manhã em frente à entrada principal.
Os universitários se uniram com o propósito de demonstrar a força do movimento estudantil para, assim, conseguir ter as suas demandas ouvidas e atendidas pela Universidade, como aumento do corpo docente e melhorias nos programas de auxílio estudantil. Alunos de cursos como Ciências Sociais e História marcaram presença na primeira parte do ato.
Um desses alunos, Lucas Jardim, do primeiro semestre de Ciências Sociais, comentou brevemente sobre as motivações da manifestação. Mesmo estando no primeiro semestre do curso, a falta de professores já afetou a sua turma, o que impossibilita de seguir a grade curricular da forma devida, atrasando a formação dos discentes. Gabriel Barbosa, do segundo semestre de História, contou que o seu curso sofre do mesmo problema e é um dos mais afetados do campus nesse quesito.
Durante o ato dessa manhã, os estudantes aproveitaram para discursar e manifestar suas opiniões acerca dos problemas existentes, como os atrasos de parcelas do pagamento de programas de auxílio, como o “Mais Futuro”.
Estudantes se manifestando durante a paralisação. Foto: Danilo Souza
Kauã Barbosa, do terceiro semestre de História, relatou como o atraso do pagamento o prejudicou diretamente: “Houve um atraso, porque o pagamento cai no dia 5, mas esse mês caiu no dia 15, o que levou a alguns problemas, sim. Eu estava com a questão do cartão, atrasou a fatura e eu tive que pagar as taxas a mais.”
Entre as expectativas dos manifestantes está a criação de um calendário de mobilizações, conforme relatado por Letícia Pereira, também do terceiro semestre de História: “Nós iremos discutir isso na plenária, como ficará o calendário de mobilização depois desse dia de manifestação. A gente tá se movimentando realmente para conseguir se juntar com as universidades de Jequié e Itapetinga para se organizar e nossas reivindicações sejam conquistadas.”
Devido ao ato dos estudantes, as aulas no campus da Uesb de Vitória da Conquista foram canceladas. A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb) havia emitido uma nota nessa segunda-feira em que declarava apoio à causa dos estudantes da Uesb.